quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Shopping Center que seria construído em Açailândia é abandonado e frustra expectativa de consumidores

Por Maicon Sousa/Maranhão em foco.com


O Unique Shopping que estava previsto para ser construído em Açailândia contava em seu projeto original com um prédio de 31 mil m² de área construída e 17 mil² de ABL. Seriam 133 lojas, 14 só de alimentação, além disso haveria ainda 4 mega lojas, 3 lojas âncora e 109 Lojas satélites, 01 hipermercado, 01 Play Park e ainda um cinema com 4 salas, uma delas contaria com tecnologia 3D.

O que deveria ser estacionamento do Shopping estava previsto para ser luxuoso, porém encontra-se tomado por um matagal.

Localizado na Vila Ildemar, maior bairro da cidade, o empreendimento seria construído em uma área nobre, onde se concentram os prédios dos órgãos de Justiça do município, como Fórum e Promotoria. O anuncio da construção da obra foi feito em 12 de julho de 2012, quando membros da imprensa foram convidados a participar do evento de lançamento, realizado em um hotel da cidade.

A obra estava prevista para ser entregue em 18 meses, a construção teve inicio, porém atualmente encontra-se abandonada. A reportagem não conseguiu encontrar alguém responsável no local para falar sobre o assunto.
A área onde se localizaria o Shopping está totalmente abandonada e tomada por um grande matagal. A relatos inclusive de que marginais estariam utilizando a construção abandonada para consumir drogas.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) o Brasil ganhou 37 shoppings em 2014, 6 deles seriam construídos no nordeste. Se o Shopping de Açailândia tivesse sido entregue no primeiro semestre do ano passado, ele teria sido o 6º e estaria localizado no Maranhão.

Com mais de 100 mil habitantes, detentora do terceiro maior PIB do estado e segunda maior renda per capita, Açailândia teria tido um grande salto em sua economia.

De acordo com levantamento realizado pelo oMaranhão em Foco, assim que a obra foi anunciada, houve uma grande compra de terrenos próximos a área que seria o Shopping.
A ideia era de que o setor ficaria super-valorizado. Quem esperou pela a inauguração afirma que a frustração é grande.

"É preciso levar a família para os shoppings de Imperatriz, teria sido de suma importância a entrega. Para assistir a algum filme que está sendo lançado é preciso se deslocar até a cidade vizinha, o que gera gastos como passagens, dinheiro esse que já poderia ser utilizado para fazer compras no shopping de Açailândia, ou seja, investimento no comércio local", disse o economista Leandro Dias.

Construção encontra-se abandonada e tomada por matagal. Relatos dão conta de que marginais estariam utilizando o local para fazer uso de drogas e até mesmo esconder produtos de roubo. 

A obra é de responsabilidade da empresa Urbia, especializada no desenvolvimento e administração de empreendimentos comerciais. Além de coordenar o Unique de Açailândia, ela é também responsável por um Shopping que leva o mesmo nome, localizado em Parauapebas, no Pará, este foi inaugurado e entrou em funcionamento.

Procurada, até o fechamento desta reportagem a empresa não havia prestado quaisquer esclarecimentos sobre o porque do abandono da obra. A Associação Comercial e Industrial de Açailândia (Acia) lamentou a não entrega do empreendimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho um absurdo, uma obra tão importante para uma cidade de grande potencial de consumo como Açailândia paralisar sem nem uma explicação p/ a população, É uma falta de respeito com o povo Açailandense, espero que os responsáveis pela obra dê uma satisfação.. enquanto isso, a população em massa ta gastando o dinheiro que poderia ficar aqui em outra cidade vizinha.