terça-feira, 24 de maio de 2016

Faculdade Vale do Aço lança o seu primeiro vestibular para curso superior em Açailândia


Com cursos aprovados pelo MEC, através da Portaria nº 287, de 12 de abril de 2016 a FAVALE – Faculdade Vale do Aço, instalada na cidade de Açailândia, lança o seu primeiro vestibular para curso superior em várias áreas acadêmicas.

As inscrições estão abertas desde ontem, dia 23, e, segundo o vice presidente da FAVALE, Roberto Said Mulky, a procura, só no primeiro dia, faz crescer a expectativa do preenchimento de todas as vagas nos cursos de Agronegócio, Administração, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Engenharia de Produção.

A FAVALE é a primeira faculdade particular a funcionar no Município de Açailândia e a oferecer essas diferentes modalidades de curso superior – uma inovação que deve atrair muita gente interessada em uma graduação superior para competir no mercado de trabalho.

Alguns dos cursos oferecidos pela FAVALE atende diretamente a necessidade exigida pelo mercado de indústrias instaladas em Açailândia e região – empresas estas, carente de mão de obra qualificada e que não hora de contratar é obrigada a exportar mão de obra, na sua maioria de Minas Gerais.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de junho e as provas do vestibular acontecerão no dia 19/06.

A Importância do ensino superior no Mercado de Trabalho
Quando pensamos em desenvolvimento social e econômico, devemos considerar o nível de escolaridade que está sendo empregado. A criação de políticas governamentais que incentivam o ingresso no ensino superior funciona como uma ferramenta para a satisfação das necessidades atuais do mercado de trabalho, o que está diretamente relacionado com a promoção do desenvolvimento econômico e social.

O ensino médio já não é tido como suficiente para a qualificação do trabalhador, logo o ensino médio vem a ser apenas um passo inicial. A busca por uma total qualificação do indivíduo que almeja as melhores colocações no mercado de trabalho passa obrigatoriamente pelo ensino superior.

A exigência do mercado de trabalho está crescendo continuamente, o que pode ser explicado dentre outros fatores, pela inserção de novas tecnologias que exigem do profissional conhecimento sólido. A competitividade requer maior preparo do profissional que terá de demonstrar as suas competências e habilidades. Há uma relação direta entre colocação no mercado de trabalho e aprimoramento acadêmico, quanto maior for a dedicação dispensada maior será o número de possibilidades profissionais que se apresentarão ao indivíduo.

No Brasil, temos observado o aumento do ingresso no nível superior o que representa um investimento tanto governamental, como também pessoal, a população começa a observar que o fator educação representa um investimento. Índices mostram que para cada ano investido em escolaridade há um aumento médio de 14% no nível salarial do trabalhador. Para cada nível de formação (nível técnico, graduação, extensão, pós-graduação) o profissional recebe em média um aumento de 40% no salário.

Desemprego estrutural

A oferta de vagas no mercado de trabalho é representativa, em contrapartida a qualificação dos profissionais não suprem com excelência as necessidades presentes. É crescente o número de vagas que exigem uma maior qualificação do profissional.

A importância da educação continuada

A formação continuada do indivíduo é primordial para o aproveitamento das possibilidades que surgirão no campo profissional. Mesmo estando inserido no mercado, o trabalhador deve ser incansável na busca por novos conhecimentos que lhe proporcionarão o domínio de novas técnicas como também o alcance de melhores cargos nas organizações. O trabalhador deve aliar conhecimento e competência com dedicação e entrega profissional o que indica a geração de uma carreira sólida.

A formação continuada garante:

  - Atualização profissional;
  - Aumento da empregabilidade;
  - Aumento salarial (satisfação das urgências materiais);
  - Ampliação dos contatos profissionais (network).

Níveis da formação acadêmica

Graduaçãoformação inicial, a graduação define a área de atuação do acadêmico, promove a realização de atividades extracurriculares.
Extensão: formação complementar promove a expansão dos conhecimentos e oportunidades de aprofundamento.
Pós-graduação: o ensino de pós-graduação é voltado aos indivíduos que possuem diploma universitário (bacharelado, licenciatura, tecnólogo).
Lato sensu (Especialização e MBA): promove a qualificação dentro de um campo de atuação mais específico.
Ex: docência no ensino superior.
Stricto sensu (Mestrado e Doutorado): cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis de mestrado e doutorado.
O investimento na formação acadêmica se faz necessário. As grandes possibilidades profissionais serão melhores aproveitadas por aqueles que estiverem devidamente preparados por meio de uma sólida formação educacional.

Com informações da FAVALE.

Telefones: (99) 98802- 8830 e 3538-2162

Nenhum comentário: