A disciplina, A Imagem na Assessoria de Comunicação, foi ministrada nos dias 17, 18 e 19 de
junho, cumprindo mais um módulo da Especialização em Assessoria de Comunicação
Empresarial e Institucional.
Todos sabem da importância dos
meios de comunicação na construção da boa imagem de uma empresa, porém admitir
o poder da mídia não significa aceitar que a mídia pode tudo. A mídia é sempre
imprevisível. Um dia pode se tornar uma aliada, e no outro, o agente que
instala uma crise na empresa. É preciso saber moderar. Assim as empresas adotam
um intermediador, um profissional capacitado para atender aos anseios da mídia,
sabendo como atendê-la, o que dizer e como agir, é aí que entra o profissional
em Assessoria de Comunicação.
A Ufma da cidade de Imperatriz
identificou a demanda por esse tipo de profissional na região e montou a
primeira turma em um curso de especialização em assessoria de comunicação
empresarial e Institucional. Ao final do curso, um grande número de jornalistas
formados pela própria Ufma, bem como, graduados em outras áreas estarão
preparados para a inserção no mercado de trabalho imperatrizense e em todo o
Brasil.
O Assessor de Comunicação,
como se imagina, não é apenas o responsável pela produção e intermediação de
mídias para as empresas ou órgãos públicos, a esse profissional cabe também o
planejamento estratégico das ações de comunicação, da redação ou divulgação de
informações destinadas à publicação jornalística e que presta assessoria ou
consultoria técnica na área jornalística, incluindo a preparação de textos de
apoio, sinopses, súmulas, fornecimento de dados e informações destinadas a
veículos de comunicação, edição de periódicos internos e externos e de outros
produtos jornalísticos.
Esse profissional precisa
conhecer o negócio do seu assessorado, pois as organizações necessitam de
pessoas capazes também de planejar ações comunicativas eficientes para o caso
de crises que possam abalar a empresa, pois o próprio assessor, como sendo um
jornalista, sabe do faro aguçado destes profissionais para procurar informações
que surtem efeito na sociedade, sejam elas boas ou ruins.
A
imagem
Identificar oportunidades que
podem virar notícia na imprensa é uma auxilio valioso para a empresa reforçar a
imagem. Nas iniciativas de divulgação, cabe à assessoria de comunicação
direcionar estrategicamente as ações. O maior patrimônio de uma empresa é a sua
imagem, por isso o trabalho do assessor acaba se transformando em uma
“proteção”.
Laboratório Multimídia onde foi desenvolvida a disciplina |
Mas para desempenhar com
eficiência o papel de mediadora na relação da empresa com os veículos de
comunicação, a assessoria de imprensa precisa conhecer profundamente a
estrutura interna e a natureza dos negócios da organização. Portanto, deve ser
tratado como parceria, em regime de absoluta confiança, sendo informada das
conquistas preocupações e riscos.
O curso de Especialização em
Assessoria de Comunicação Empresarial instituído pela Universidade Federal do
Maranhão possui 14 módulos com 14 disciplinas, além da defesa através de
monografia ou artigo científico. Nos dias 17, 17 e 19 a disciplina ministrada
pelo professor mestre Vítor Belém foi: A Imagem na Assessoria de Comunicação.
Com a conclusão desse módulo
onde puderam ser confrontadas as teorias com as práticas usuais no mundo
midiático, a Ufma cumpre mais de 60% da carga horária necessária para a
formação de dezenas de profissionais que muito em breve estarão prontos para o
mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário