quinta-feira, 9 de março de 2017

Em Brasília, prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira é recebido em audiência por ministros do presidente Temer.

A nova Gestão Pública requer muita habilidade dos gestores públicos municipais no enfrentamento a maior crise econômica enfrentada pelo país nas últimas décadas. As capitais dos seus Estados e o Centro do Governo em Brasília tem sido o caminho seguido pela maioria dos prefeitos empreendedores do país.
 
Prefeito Juscelino Oliveira no gabinete do Ministro da Saúde Ricardo Barros, acompanhado do líder da bancada do PRB na câmara dos deputados em Brasília...

O prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira PCdoB, esteve por dois dias na capital federal, em uma verdadeira peregrinação aos gabinetes da Esplanada dos Ministérios, em busca de recursos para implementação de obras na cidade de Açailândia, principalmente, na área da saúde; infraestrutura rural e urbana; habitação e Cultura. “Só com muito trabalho e realização de obras públicas poderemos enfrentar esse grave problema que afeta o município de Açailândia, por isso precisamos de obras grandes, obras federais, e, o prefeito que quiser conquistar isso tem que correr para Brasília, é onde tudo acontece”, disse Juscelino.

Conhecedor dos caminhos e dos meandros burocráticos nos órgãos federais, o prefeito Juscelino Oliveira foi recebido por pelo menos três ministros e vários secretários nacionais do governo federal - pra se reforçar Juscelino ainda se fez acompanhar do atual Secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia do Estado do Maranhão, Simplício Araújo, que por ter exercido mandato de deputado federal tem sempre aberta as portas em Brasília.
Audiência com o Ministro da Educação Mendonça Filho. Prefeito Juscelino e o Secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia do Maranhão..


Na segunda-feira (06) Juscelino conseguiu uma audiência com o Ministro da Educação Mendonça Filho, onde foram apresentadas as demandas de escolas para o Município de Açailândia. Juscelino explanou que o município ao longo dos anos foi acumulando problemas com aluguéis de imóveis para funcionamento de escolas, hoje sem condições de atender a necessidade do alunado e faz-se necessária a aquisição com urgência de escolas próprias, escolas novas. Outra demanda é com relação ao transporte escolar que apesar dos avanços precisa também de uma grande implementação com a aquisição de pelo menos mais10 ônibus para atender a necessidade da rede pública de ensino rural e urbano. Juscelino também solicitou do ministro a agilidade na liberação de recursos para a conclusão de 06 creches que estão sendo construídas no município. O ministro Mendonça Filho foi sensível ás demandas apresentadas pelo prefeito Juscelino e se comprometeu em firmar parcerias com o município para buscar as soluções devidas para os problemas colocados. “Estaremos, somente, aguardando a abertura do PAR no SIMEC, para que a cidade de Açailândia registre os projetos no Sistema para que possamos liberar esses pleitos”, disse Mendonça Filho.

Ainda na segunda, o prefeito Juscelino Oliveira também esteve com o Ministro da Cultura Roberto Freire (PPS), que fez o compromisso de viabilizar um investimento para o Conjunto Aulídia Gonçalves, programa de 3 mil casas do “Minha Casa Minha Vida”, para construção de um Centro Cultural com direito a Cinema para aquela área.


Prefeito Juscelino e o secretário Simplício Araújo em audiência com o Ministro da Cultura Roberto Freire.
O prefeito Juscelino Oliveira ainda fez uma visita ao Secretario Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Antigo MDA), Jefferson Corietac – Secretaria Nacional hoje com o mesmo “status” de Ministério, acompanhado do Secretário de Indústria do Estado do Maranhão Simplício Araújo; do Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares; do presidente do AGERP, Júlio César; da presidente do ITERMA, Margareth Carvalho, onde lá foram discutidas inúmeros projeto para a cidade de Açailândia como o Projeto da Mandiocultura, Estradas Vicinais, Poços Artesianos com redes de abastecimentos de água, patrulhas mecanizadas e pavimentação para povoados.

Outra visita bastante produtiva em Brasília foi ao gabinete do Presidente Nacional do Incra, Leonardo Goes. Junto ao presidente o prefeito Juscelino Oliveira solicitou que o Projeto de Estradas Vicinais empenhado para esse ano de 2017, já aprovado e analisado, seja colocado em prática com a maior brevidade possível, como garantia do escoamento da produção na região que este ano deverá bater recorde.

Ainda no Incra o prefeito municipal solicitou também que seja feita uma gestão entre o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para que seja dado o reinício do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR – o compromisso é que isso aconteça já nos próximo mês de abril.

A peregrinação do prefeito Juscelino Oliveira se encerrou em uma audiência muito importante, na terça-feira (07), com Ministro da Saúde Ricardo Barros (PP). Juscelino acompanhado do líder do PRB na câmara dos deputados, Cléber Verde, apresentou ao ministro os avanços na saúde de Açailândia e a importância da manutenção desses investimentos. “Pra mantermos a UPA que hoje oferece a sociedade de Açailândia um serviço exemplar da coisa pública, e garantirmos a grande ampliação do Hospital Municipal e o funcionamento da Rede Cegonha, vamos precisar dessa parceria com o governo federal, e, estarei vindo a Brasília quantas vezes forem necessárias para conquistarmos uma saúde cada vez mais humanizada para a população de Açailândia”, disse Juscelino ao ministro Ricardo Barros.

Para o prefeito Juscelino, o giro pelos ministérios foi produtivo e bastante compensador. “Volto de Brasília otimista, pois percebemos que há na capital federal uma grande vontade política do governo em realizar uma administração em parceria com os municípios, mas precisamos mostrar também a nossa vontade e a nossa determinação, infelizmente pra isso precisamos, às vezes, nos ausentar por muito tempo da nossa cidade”, disse.


Nenhum comentário: