quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Comunicação dos líderes: como lidar com o principal desafio da comunicação em 2019

O maior desafio de comunicação nas empresas é “Engajar as lideranças como comunicadores”, resposta dada por 75% dos responsáveis pela Comunicação Interna em empresas de todo o Brasil, que responderam a pesquisa “Tendências da Comunicação Interna 2019”. Ou seja, a comunicação dos líderes nunca foi tão essencial.

Em alguns momentos de minha carreira fiz parte do time que cuidava da comunicação interna de empresas super locais a companhia com operações globais e milhares de colaboradores. Falando por experiência própria, quase sempre a preocupação número 1 era apoiar as lideranças a se comunicarem de forma alinhada, favorecendo o engajamento das pessoas.

É muito comum esse desafio nas empresas, especialmente entre pessoas responsáveis por traduzir a estratégia de negócios; a coisa fica mais difícil quando a complexidade do ambiente competitivo e o tamanho da organização aumentam. Na pesquisa “Tendências da Comunicação Interna”, que publicamos anualmente em parceria com a agência Ação Integrada, um dos pontos de atenção recorrente foi a comunicação dos líderes.

O papel da liderança no engajamento das pessoas e a comunicação como garantia

Os motivos pelos quais é importante ser efetivo na comunicação dos líderes podem formar uma longa lista, mas esse é o tripé que sustenta uma cultura de comunicação aberta e eficiente nas empresas que se destacam no mercado em termos de crescimento:
  • Boa comunicação favorece a clareza de propósito, o que dá senso de direção para as pessoas envolvidas interna e externamente ao negócio, ou seja, tração e união entre estratégia e execução;
  • O principal fator nutricional da cultura de uma empresa é a forma como ela se posiciona e se comunica. Isso é crítico para a escalabilidade da operação por facilitar que os participantes do negócio reconheçam o jeito certo de fazer as coisas;
  • A comunicação é o veículo que transporta a reputação de uma empresa para o coração das pessoas importantes para  o sucesso do negócio: desde investidores até os melhores talentos do mercado. Quanto mais competentes forem os comunicadores, mais a empresa retém e atrai pessoas dispostas a contribuir.
Nesse sentido, ainda conforme a pesquisa sobre o tema, a comunicação através do gestor imediato é listada por 65,5% dos respondentes como a forma mais eficaz de se comunicar. O grau de criticidade do papel do líder aumenta em empresas grandes, 70% dos respondentes de companhia desse porte atribuem à liderança a maior eficácia na hora de comunicar.
Ao mesmo tempo em que a comunicação dos líderes é o principal desafio de comunicação interna, intensificar a comunicação através da alta liderança e do gestor imediato é uma prioridade para 50% dos respondentes. Algo que chama atenção é que a formação de colegas multiplicadores também aparece como um ponto de prioridade para 47% das companhias.

Nenhum comentário: