sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Secretários Municipais vistoriam obras de reformas das Escolas da Rede Pública de ensino de Açailândia



Por determinação do prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, que tem pressa para concluir as reformas das escolas da rede municipal, bem como cumprir o calendário escolar e iniciar o ano letivo na próxima segunda-feira, 04, pediu ao secretário de Infraestrutura, Divaldo Farias e ao Assessor Especial de Articulação Política, Cleones Matos que acompanhassem o andamento da reforma na manhã desta quarta-feira,30 e exigissem celeridade no serviço.

A primeira reforma a ser vistoriada pela equipe foi a Escola Municipal São João Batista, localizada no bairro Tancredo Neves. Esta Unidade Escolar há muito tempo não passava por uma reforma completa e nela está sendo realizado todo o serviço de estruturação como a reposição de caibros e ripas que estavam sendo consumidos por cupins e a ação do tempo; reposição de telhas; pintura; vasos sanitários, colocação de fôrro em PVC, que antes não tinha, além da reposição da rede elétrica, entre outras. Agora, a São João Batista, está ficando de cara nova e vai receber o alunado em tempo hábil e desta vez com mais comodidade e mais bonita.

A gestora da Unidade de Ensino Neuzinete Oliveira Silva, revela que há muito tempo a escola estava precisando de uma reforma geral e agradeceu a administração municipal em fazer a transformação do estabelecimento para melhor a qualidade e o aprendizado dos alunos e mais a comodidade para os professores e funcionários. “Esta reforma chegou em boa hora. A comunidade da Vila Tancredo, estava aguardando esta ação há bastante tempo. Só temos a agradecer ao prefeito Juscelino Oliveira, à nossa secretária de Educação Maysa Vieira e todos os envolvidos na Educação que reivindicaram esta reforma. Esta ação vai beneficiar toda a comunidade e os alunos vão receber a escola de cara nova, totalmente reformada e aprazível e mais humanizada”, desabafou a gestora.
   
A Escola Fernando Rodrigues, localizada na Vila Ildemar e uma das maiores do município, também passou pela inspeção da equipe de governo e se encontra com o trabalho de reforma em fase de acabamento, onde servidores docentes já estão fazendo a organização dos ambientes internos com a biblioteca, refeitório, sala de alunos, professor e diretoria. A Fernando Rodrigues agora, possui um anexo e terá mais uma gestão, além de receber alunos de mais duas escolas que frequentavam aulas em prédios alugados.

O gestor Nilson Ferreira dos Santos, falou da importância da ação e o empenho do gestor municipal em garantir um espaço mais humanizado para alunos e professores. “Estamos recebendo este benefício com muita felicidade e o prédio com uma nova cara, nova visão, uma estrutura melhor com mais condições para trabalharmos com mais eficácia, além do trabalho diferenciado na área pedagógica e bem mais prático na hora de administrar. Agora, estamos prontos para receber todos os nossos alunos” ressaltou o diretor.  

A prefeitura de Açailândia está realizando a revitalização de unidades escolares, com recursos próprios oriundos do governo municipal, destinando às reformas, ampliação e adequação de escolas, em especial as mais antigas, que há anos aguardavam melhorias.

Cerca de 14 unidades que formam a rede municipal de ensino da zona urbana e rural, foram construídas há mais de três décadas e a expressiva maioria nunca passou por reformas amplas como as que estão previstas agora.

“A revitalização de alguns destes espaços é reivindicação antiga da comunidade escolar. De forma muito sensível à comunidade escolar, esta administração priorizou a revitalização dos espaços que já existem e que precisam ser melhorados para garantir boas condições de trabalho aos professores e de ensino aos estudantes”, diz o Secretário de Infraestrutura, Divaldo Farias.
Entre as unidades que estão recebendo melhorias estão: Fernando Rodrigues, Kiola Sarney, Jesus de Nazaré, Roseana Sarney, Gonçalves Dias, Pequeno Príncipe, Ângelo Claudinei Capelozza, São João Batista, Sara Kubstcheck, São Lourênço, Ildenor Gonçalves, João do Vale, Monteiro Lobato e Rafael de Almeida.

O Secretário de Articulação Política, Cleones Matos, que assumiu a nova pasta no início do mês, disse que agora, está podendo contribuir de forma mais efetiva em parceria com todos os secretários, sugerindo ideias e ações que venham alavancar a administração municipal. “Hoje estou acompanhando o secretário Divaldo Farias, no que diz respeito à reforma das escolas, fazendo uma vistoria no andamento, qualidade e finalização da reforma. As empresas responsáveis pela reforma nos garantiram entregar a obra no tempo hábil, de fora que não prejudique o início do ano letivo. E o nosso papel é este, trabalhar em conjunto, em parceria para que o nosso município tenha o desenvolvimento merecido e Educação é a base de tudo”, finaliza Cleones Matos.

Nenhum comentário: