quinta-feira, 11 de junho de 2020

CORONAVÍRUS: De toda a regional Açailândia detém ainda o menor percentual de cura da Covid-19 em relação ao número de infectados

Com 2.543 infectados oficialmente, o município curou apenas 14% dessa população, número inferior ao ocorrido em todos os municípios da sua regional. O número de cura em relação aos infectados é pra comemorar ou ligar uma luz de alerta?


No último boletim epidemiológico da secretaria municipal de saúde de Açailândia, datado de ontem, dia 10 de junho, foi possível perceber o destaque ao número de curados da covid-19 na cidade, como também pudemos perceber a postagem de flyers nas redes sociais, como uma espécie de comemoração a esse número de cura.

Comemorar a cura é sempre salutar, pois esses 354 pacientes curados (registro até dia 10/06/2020) travaram uma guerra contra o novo CORONAVÍRUS, e saíram vencedores, como também é possível comemorar o avanço do número de curados na cidade no mês de maio, em detrimento aos meses de março e abril.

No entanto, não dá pra comemorar ainda os números divulgados na cidade de Açailândia, se levarmos em conta ao que se tem registrado na grande maioria dos municípios brasileiros, aonde se alcança percentuais de até 80% de curados.

A cidade de Açailândia detém o percentual de apenas 14% de cura em relação a população oficialmente infectada, que já alcançou a casa de 2.543 casos, com 39 óbitos.

Outro dado importante, e que o blog já alertou em post’s anteriores é para o número de leitos ocupados - os números da semana passada requerem até comemorações. Entretanto, precisa-se ficar alerta pelo relaxamento do isolamento social ocorrido desde o dia 1º de junho e que só será sentido após duas semanas.

Pra se ter uma ideia, os números registrados no final da semana passada apresentaram 100% de leitos desocupados na UPA e de 36% da ocupação do Hospital de Campanha – esses números já começaram a mudar e tendem a aumentar até a próxima segunda-feira, caso a secretaria de saúde não acenda a luz amarela de alerta.

Ocupação Hospitalar (10/06/2020)

•Total de leitos de UTI COVID-19 = 10 leitos, 05 estão ocupados (01 paciente de Imperatriz, 01 de Buriticupu; 01 de São Francisco do Brejão e 02 de Açailândia). Taxa de ocupação: 50%.

•Leitos clínicos da UPA = 14 leitos, 03 leitos ocupados. Taxa de ocupação: 22%.

•Leitos clínicos da HMA = 16 leitos, 05 estão ocupados. Taxa de ocupação: 29%.

•Leitos clínicos do Hospital de Campanha = 60 leitos, 42 estão ocupados. Taxa de ocupação: 70%.


Nenhum comentário: