quarta-feira, 24 de junho de 2020

CORONAVÍRUS: Governador Flávio Dino autoriza reabertura de bares e restaurantes. Em Açailândia como fica? ATUALIZAMOS!!!

Protocolo Específico para Bares, Restaurantes e Afins, editado pelo Governo do Estado – e que ainda está em fase de adequação – estabelece, além das medidas gerais já divulgadas, redução do número de frequentadores e mesas de quatro lugares com dois metros de distanciamento uma das outras; o funcionamento só pode ir até a 0h00

 Bares e Restaurantes de Açailândia também deverão ser reabertos.

Com autorização para reabrir a partir do próximo sábado (27), bares, restaurantes e afins em São Luís terão que seguir um protocolo rígido de funcionamento, além das medidas que já vinham sendo adotadas pela população em geral.

 

Em Açailândia, o prefeito Aluísio como vem seguindo o relaxamento social aplicado pelo governo do Estado, deverá seguir o mesmo protocolo e autorizar também o funcionamento dos bares e restaurantes da cidade – a expectativa de proprietários deste tipo de estabelecimento é muito grande, em Açailândia, em vista de estarem já a cerca de três meses sem o funcionamento normal de suas atividades.

 

Segundo o Pacto de Protocolo Especifico firmado entre o Governo do Estado e os representantes do segmento, além de máscaras pelos clientes será obrigatório o uso de Face Shield (Proteção acrílica) pelos atendentes.

 

A lotação terá que ser reduzida e as mesas – dispostas a dois metros uma das outras – só poderão comportar quatro pessoas.

 

– Nós já havíamos fechado o pacto com as entidades do setor, mas houve novas sugestões que foram encaminhadas à Vigilância Sanitária para reavaliação; ainda hoje teremos o protocolo final – explicou ao blog Marco Aurélio D’Eça o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares.

 

O pacto firmado inicialmente ao qual este blog teve acesso, orienta evitar ao máximo a formação de filas, com adoção de senhas e agendamento para organizar o atendimento;

 

– Se houver necessidade de filas, o distanciamento precisa ser de 2 metros entre as pessoas, com marcação destacada no chão – diz o documento.

A circulação interna também deve obedecer a distância mínima de dois metros, além das medidas de higiene e proteção já definidas desde o início da pandemia.

 

Outra modificação se dá quanto ao horário de funcionamento; os bares, lanchonetes e restaurantes deverão seguir os seguintes horários:

 

Almoço: das 11h às 15h;

Lanches: das 10h às 00h;

Jantar: das 18h às 00h

 

Já nas padarias o funcionamento se dará entre 6h e 20h.

Não há restrições previstas quanto à adoção de música ao vivo, desde que sigam as recomendações de distanciamento e de lotação.

Com informações do Blog Marcos D’Éça.

ATUALIZAÇÃO:

Após a publicação deste post tomamos conhecimento de um novo decreto, que em Açailândia o prefeito já autorizou o funcionamento de todos os bares e restaurantes. FALTOU PUBLICIDADE - muitos bares de pequeno porte, como ainda não tomaram conhecimento estão funcionando a meia porta, numa espécie de clandestinidade.


Nenhum comentário: