terça-feira, 25 de agosto de 2020

O Blog Wilton Lima teve acesso exclusivo a primeira pesquisa eleitoral COMPLETA na disputa ao cargo de prefeito em Açailândia. Vamos aos números e os vários cenários.

REGISTRADA NO DIA 19/08/2020 PELO SISTEMA PESQELE DO TSE SOBRE O PROTOCOLO Nº MA-01461/2020 LIBERADA PARA DIVULGAÇÃO A PARTIR DO DIA 25/08/2020, A PESQUISA ESCUTEC APONTA DR. BENJAMIM DE OLIVEIRA COMO O GRANDE FAVORITO A VENCER AS ELEIÇÕES DESTE ANO.

 

Uma discussão frequente em debates, redes sociais e conversas de bar é a validade de pesquisas eleitorais. No Brasil, existe uma sensação de descrença nas pesquisas, já que, VEZ OU OUTRA, elas erraram os resultados de várias eleições.

Mas será que a comparação de resultados de pesquisas eleitorais e resultados de eleições é correta?

Precisamos entender que pesquisas eleitorais são levantamentos de intenção de voto. Seu objetivo é entender as opiniões da sociedade sobre os candidatos, hoje, e isso pode mudar a qualquer momento do pleito. O objetivo não é predizer qual será o resultado da eleição.

A Pesquisa

A ESCUTEC realizou pesquisa quantitativa na cidade de Açailândia nos dias 20, 21 e 22 de agosto,  levantando a opinião do eleitor sobre questões políticas e administrativas com seleção do entrevistado utilizando-se quotas proporcionais em função das variáveis: sexo, idade, instrução, renda e religião.

Bairros Pesquisados

Centro, Agrovila Sudelândia, Assentamento Califórnia, Assentamento Francisco Romão, Assentamento Nova Conquista, Barra Azul, Corrego Novo, Getat, Jacu, Jardim América, Jardim de Alah, Jardim Glória, Laranjeiras, Nova Açailândia, Novo Bacabal, Pequia, Plano da Serra, Residencial Tropical, Reta, Vila Bom Jardim, Vila Capeloza, Vila Ildemar, Vila Maranhão, Vila Operária João Paulo, Vila São Francisco e Vila Tancredo Neves.

Vamos entender a pesquisa

Quando perguntado ao eleitor como se sente com relação à vida que vem levando hoje em Açailândia, 18% disseram ótimo, 40% bom, 35% regular, 2% Ruim e 5% péssimo.

Quando perguntado em relação ao futuro de Açailândia, 38% responderam que a cidade está no rumo certo, 56% no rumo errado e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Em uma pergunta espontânea ao eleitor em quem votaria para prefeito nas eleições deste ano, Dr. Benjamin lidera com 25%, seguido de Aluísio com 11%, em terceiro lugar aparece Jardel Bom Jardim com 4% e na quarta posição figuram com 1% Deusdete Sampaio, Dr. Malaquias, Sérgio Vieira, Samara Benício e Silvana Silvestre. O que impressiona neste questionamento espontâneo é o percentual de eleitores que “não sabem ou não quiseram responder” somados àqueles que não “votariam em nenhum deles” chega a 55%.

Em um 1º cenário da pesquisa estimulada, em que consta o nome do Dr. Deusdete Sampaio que aparece com 8%, outra vez Dr. Benjamim lidera com 44% das intenções de voto. Neste cenário o número de indecisos cai de forma vertiginosa, somando os que não votariam em nenhum deles com aqueles que souberam ou não quis responder chega a apenas 7%.

Veja o gráfico abaixo:


Em um 2º cenário em que Deusdete não consta da pesquisa estimulada, tanto Benjamim, quanto Aluísio crescem alguns pontos – Benjamim alcança 47% e Aluísio sobe de 21% para 23%. O número de indecisos, ou seja, não vota em nenhum deles, e não quiseram ou não souberam responder chega a 10%.

Veja o gráfico abaixo:


Quando a pesquisa estimulada confronta apenas os três primeiros colocados, o resultado é: 49% para Benjamin, 24% para Aluísio e 13% de intenções de votos para Jardel Bom Jardin. Neste cenário o número de indecisos sobe mais uma vez e chega a 14%.

Quando a pesquisa confrontou os dois pré-candidatos que lideram as intenções de votos o placar ficou em 53% para Benjamim, 26% para Aluísio, nenhum deles 13% e não souberam ou não quiseram responder com 8%.

Em uma provável disputa entre o atual prefeito Aluísio Sousa e Jardel Bom Jardim, o atual prefeito venceria Jardel pelo placar de 34% x 27%. Neste cenário 30% disseram não votar em nenhum deles.

Rejeição

Quando perguntado ao eleitor, se as eleições fossem hoje, e sendo estes os candidatos, em quem o Sr(a) NÃO votaria para Prefeito?

Segue o gráfico abaixo:


Obs: As tabelas e gráficos que cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

 

Nenhum comentário: