terça-feira, 29 de setembro de 2020

ELEIÇÕES 2020: As campanhas começaram. Breve análise dos primeiros passos de cada candidato a prefeito de Açailândia.

 

Aluísio/2 vices, Benjamim/Mecânico, Jardel/Escorpião no Bolso, Jane/Direita, Samara/Pé no chão e Deusdete/Incógnita.

*por Wilton Lima

As campanhas eleitorais, tanto para prefeito e vice prefeito, como para vereador, iniciaram no último domingo, dia 28, após o encerramento do prazo para cadastro de registro de candidaturas, ocorrido no sábado (27).

Equipes montadas, alguns candidatos nem tanto, pois não possuem estrutura de grupo e muito menos financeira, o campo da disputa iniciou-se nas chamadas redes sociais.

Candidato Aluísio

O atual prefeito que concorre a reeleição apostou numa receita caseira e optou por montar sua equipe de marketing eleitoral genuinamente de Açailândia – com profissionais que atuam na área há décadas no município.

A equipe de Aluísio não decepcionou e apresentou um vídeo que mesclou a simplicidade com a emoção, aonde retratou os problemas enfrentados na definição do candidato a vice-prefeito.

Sem jogo de câmeras e muita naturalidade a equipe de marketing de Aluísio ousou ainda em apresentar duas peças fundamentais para retratação do novo na política – dois vices de conduta ilibada – claro que nesse ponto do filme usou-se de uma metáfora, pois apenas o nome de Joaquim da Proagro será registrado na chapa de Aluísio na disputa das eleições a prefeito de Açailândia.

O vídeo ainda trouxe na sua nuance um misto de muita verdade e esperança, retratado por Dr. Roberto, primeiro vice escolhido, mas que teve problemas na sua filiação partidária e teve que ser substituído.

O candidato a vice-prefeito Joaquim da Proagro, reafirmou seu compromisso de andar com Aluísio e Dr. Roberto, e, textualmente disse ter um débito com a cidade de Açailândia por tudo que a cidade o proporcionou – é chegado a hora de quitar esse débito.

Candidato Benjamim

Pelo investimento em uma equipe de fora de Açailândia e com larga experiência em campanhas eleitorais, os primeiros vídeos do candidato do Democratas não passou aquela empolgação que se esperava – pesa contra um marqueteiro que não convive o dia-a-dia do eleitorado ao qual realiza a campanha o desconhecimento do perfil eleitoral, isso não se identifica nem em amplas pesquisas, só quem convive passa a conhecer.

Por outro lado, a experiência com marketing eleitoral de ponta conta muito e nos próximos vídeos deveremos perceber as correções dos primeiros e o avanço sobre o que tem de novo lá fora, saindo das hostes açailandenses.

Nos primeiros vídeos produzidos pela equipe de Benjamim, se viu um candidato a prefeito e um candidato a vice extremamente mecanizado, com jogos de câmeras e textos lidos, não conseguindo passar aquela firmeza que o eleitor quer ver e ouvir.

Uma peça que me chamou atenção, mas de forma negativa, foi a apresentação de um post nas redes sociais, em que uma imagem estilo a novela “Senhora do Destino” mostra o candidato Benjamim acompanhado da sua esposa e de fundo imagens de pessoas colhidas na internet – cadê o povo de Açailândia?

A expectativa fica por conta dos próximos filmes!

Candidato Jardel Bonjardim

Reconhecidamente no meio político e empresarial como uma pessoa que acumulou riqueza na cidade de Açailândia pela tradicionalidade empresarial e muito seguro no que se trata de dinheiro, pelo visto no início da campanha isso está prevalecendo – nas rodas de brincadeiras se diz que Jardel carrega um escorpião no bolso.

Será muito difícil encampar uma campanha de prefeito sem investimentos financeiros e a prevalecer o pensamento de empresário sobrepondo ao de candidato a prefeito, veremos uma campanha muito tímida da dupla Jardel e Dr. Malaquias.

Candidata Jane Vasconcelos

Vestindo a camisa de única candidata de direita, a candidata Jane Vasconcelos (chapa pura) que tem como vice o Sr. Lindóia iniciou sua jornada mostrando um vídeo em que o vice-presidente da República General Mourão pede voto a Jane Vasconcelos e declara apoio do PRTB, partido ao qual é presidente nacional.

Vale a pena aguardar o que a imagem do vice-presidente colada a Jane Vasconcelos poderá render nas urnas, haja vista que o atual presidente Bolsonaro, dentre apenas três cidades do Maranhão em que saiu vencedor a cidade de Açailândia é uma delas.

Candidata Samara Benício

Desde a pré-campanha, a candidata do Cidadania que também lançou chapa pura, com Marcinho Guerreiro, mantém-se com sua campanha pé no chão e aposta no corpo a corpo, principalmente na Vila Ildemar.

Samara deverá seguir sua campanha sem muitos gastos, mesmo porque no seu cadastro junto a justiça eleitoral declarou não possuir nenhum bem ou patrimônio.

Portanto, o que se viu no início da sua campanha propriamente dita é a ocupação de espaços nas redes sociais.

Candidato Deusdete Sampaio

O “Mago Véi”, como é conhecido no meio dos seus eleitores, parece apostar na sua militância “deusdetista”. No último domingo, dia 28, reuniu amigos, simpatizantes e correligionários a apresentou oficialmente sua candidata a vice-prefeita, a radialista Silvana Silvestre.

Um vídeo rolou nas redes sociais em que mostra a união de Deusdete e Silvana e como pano de fundo o Hino de Açailândia.

De como será a sequência da campanha de Deusdete e Silvana fica uma incógnita!

*Wilton de Sousa Lima é jornalista, radialista e blogueiro, com formação acadêmica em Administração Pública, Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão e Especialista em Assessoria de Comunicação Institucional e Empresarial pela Ufma/Imperatriz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Militancia política, temos!