sexta-feira, 23 de julho de 2021

Chefes das três Forças apoiam determinação de Bolsonaro de ameaçar eleições

Por mais que o ministro Braga Netto, da Defesa, tenha negado ter ameaçado as eleições de 2022 caso não haja voto impresso, os três comandantes das Forças estão alinhados com o presidente Bolsonaro neste assunto. A informação é da colunista Thaís Oyama.

Os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica — general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o almirante de esquadra Almir Garnier e o brigadeiro Carlos Almeida Baptista Júnior— escoram esse apoio em dois argumentos, um pronto para consumo público e outro restrito às conversas militares privadas.

O argumento público é de que ao condicionar a realização das eleições à criação do voto impresso, as Forças Armadas não estariam se alinhando ideologicamente com Bolsonaro, mas sim, se empenhando em evitar um "grave conflito social" que poderá advir de uma eleição que tenha sua lisura questionada.

Em privado, porém, a conversa é outra —e ela cita explicitamente o ex-presidente Lula. O petista é execrado por nove entre dez generais do Exército, com igual rejeição na Marinha e Aeronáutica.

Nenhum comentário: