quarta-feira, 6 de abril de 2022

Com mediação de um grupo de vereadores e o MP finalmente greve dos professores da Rede Pública de Açailândia chega ao fim.

Em reunião na sede do Ministério Público, que contou com a presença do presidente da comissão de educação da câmara dos vereadores, vereador Odacy Miranda (PTB), representantes do SINTRASSEMA e da prefeitura, ficou acordado que, serão abonadas as faltas dos professores grevistas, além do município se comprometer em contratar uma empresa de auditoria para analisar as contas da educação municipal para verificar se há alguma viabilidade para concessão dos famosos 33,24%, autorizados pelo governo federal aos municípios que ainda não pagam o PISO NACIONAL. Em contrapartida o SINTRASSEMA se comprometeu em realizar Assembleia na próxima quinta-feira, dia 07, e o retorno imediato às salas de aula.



Na tarde da última segunda-feira (04), o presidente da Comissão de Educação, Odacy Miranda (PTB) representando os demais vereadores membros, participou, na sede do Ministério Público, de uma reunião com os promotores, a diretoria SINTRASSEMA e representantes do Poder Executivo.

O objetivo da reunião foi para discutir sobre a greve e soluções para amenizar os prejuízos dos alunos e do município, além de buscar a mediação entre os poderes. 

Além do percentual de pouco mais de 10% já concedido pelo Município de Açailândia à todos os servidores públicos efetivos, ainda ficou acordado junto aos representantes do Poder Executivo que o município abonará as faltas dos professores grevistas, além de contratar uma empresa de auditoria para analisar as contas da educação municipal e verificar as possibilidades da concessão do famoso 33,24% autorizado pelo governo federal e direcionado aos municípios que ainda não pagam o Piso Nacional.

Em contrapartida a esse acordo, o SINTRASSEMA realizará uma assembleia geral, na quinta-feira (07), com a categoria no sentido do retorno imediato as salas de aulas.

O vereador Odacy Miranda, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Açailândia foi o escolhido para representar os vereadores Feliberg Melo (Republicanos), Demazim (PP), Erivelton Trindade (PL), Thaís Brito (PDT), Denes Pereira (PT), Dr. Adjackson (Republicanos), César Costa (UNIÃO), Dr. Thiago Ferreira (PL), Fânio Mania (UNIÃO) e Cleones Matos (PSDB), que juntos articularam esta aproximação do sindicato, com o poder Executivo e Ministério Público para solução do impasse formado em torno do reajuste salarial dos professores da Rede Pública de Ensino Municipal.

Nenhum comentário: