segunda-feira, 9 de maio de 2022

Câmara de Açailândia faz justa homenagem à dona Maria Enfermeira

A Câmara Municipal de Açailândia homenageou com uma Moção de Aplausos, na sessão ordinária da última quinta-feira (5), Maria Martem, dona Maria enfermeira, representando todas parteiras e profissionais da obstetrícia, pelo dia Internacional da Parteira, celebrado no dia 5 de maio.



Os vereadores Demazim (PL) e Fânio Mania (UNIÃO) destacaram os trabalhos realizados pela homenageada na área da saúde e principalmente na realização de partos na cidade. “Sabemos o valor que dona Maria tem para nossa cidade e fico feliz que a Câmara esteja realizada esta homenagem, pois ela já contribuiu muito com Açailândia, que o Senhor a conceda muitos anos mais de vida”, ressaltou o vereador Fânio Mania.

Dona Maria enfermeira é natural da Ucrânia, foi enviada a Açailândia em 1966, pela Confederação Evangélica do Brasil, para contribuir com a saúde dos operários da construção da rodovia Belém-Brasília. Realizando mais 2 mil partos, entre eles familiares dos parlamentares Demazim, Fânio Mania e Bernadete Mariquinha.

A vereadora Bernadete (PSD) agradeceu por dona Maria e destacou sua história. “Obrigada dona Maria, sou a primeira Mariquinha que ela trouxe ao mundo, crescemos e aprendemos com inspiração nela e em nossa mãe, que auxiliava dona Maria enfermeira nos partos. Hoje nossa família milita na saúde, temos enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem, doutores, fisioterapeuta, temos orgulho de dizer que nossas primeiras experiências foram como parteiras leigas”, destacou Bernadete Mariquinha.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CdVhHAoO3t5/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Nenhum comentário: