sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Transição vê caos na saúde e lista dez pontos para atacar em cem dias

 


A equipe de transição na área de saúde identificou dez pontos prioritários para o governo Lula atacar nos primeiros cem dias, incluindo o resgate da Farmácia Popular e a reestruturação do Programa Nacional de Imunização, para recuperar a taxa de vacinação. Parte dos recursos para as ações emergenciais depende da aprovação da PEC da Transição, que empacou na largada na Câmara e ficou para ser votada na terça-feira, depois da conclusão prevista para o julgamento no STF do orçamento secreto.

******************
PEC DA TRANSIÇÃO

Não houve acordo para votar ontem a proposta. Deve ficar para terça-feira. O principal ponto em discussão é se vale por um ano ou por dois. Uma ala do PT já fala em desistir da PEC e partir para outra solução.

******************
ORÇAMENTO SECRETO

Ficou para segunda-feira o fim do julgamento, pelo STF, da constitucionalidade das emendas de relator. Faltando os votos de Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, o placar está 5 a 4 contra o atual modelo das emendas.
..........................
Na mira do STF, o orçamento secreto se "apropriou" de obras escolares no país.

******************

 
Caminhão de mudança fotografado na residência oficial do presidente
Caminhão de mudança fotografado na residência oficial do presidente
Reprodução/Twitter
 
  
Cercadinho

Um caminhão de mudança entrou ontem no Palácio da Alvorada. O nome da empresa: MudaBrasília.
..........................
Nas operações contra golpistas ordenadas por Alexandre de Moraes, a Polícia Federal apreendeu 12 armas em Santa Catarina, incluindo uma submetralhadora e um fuzil. A PF cumpriu, em oito estados e no Distrito Federal, 103 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em manifestações antidemocráticas.
..........................
Para Leonardo Sakamoto, Alexandre de Moraes está comendo o golpismo pelas beiradas, com Bolsonaro no centro do prato.
..........................
Alguma coisa não bate na concessão de aposentadoria (de R$ 30 mil por mês) a Bolsonaro pela Câmara.

******************
SOB NOVA DIREÇÃO

Lula convidou para o Ministério da Educação o ex-governador do Ceará Camilo Santana, do PT. Antes favorita para o cargo, Izolda Cela deve ficar com a Secretaria de Educação Básica.
..........................
A equipe de transição partiu para a ação na área ambiental, revela Jamil Chade, pressionando para que países ricos aceitem a proposta sobre biodiversidade apresentada por países emergentes na COP15.
..........................
Coincidindo com o novo governo Lula, os EUA terão nova embaixadora no Brasil. Elizabeth Bagley foi aprovada ontem para o posto pelo Senado norte-americano. O cargo estava vago desde 2021.

Nenhum comentário: