quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Garimpo destrói 54% a mais da terra yanomami no último ano de Bolsonaro

Garimpo instalado ao lado no rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima
Relatório Yanomamis sob ataque

Em 2022, último ano do governo Bolsonaro, a área ocupada pelo garimpo na Terra Indígena Yanomami aumentou 54%. Foram 1.782 hectares destruídos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Socioambiental e pela Hutukara Associação Yanomami. O processo foi acelerado a partir de agosto, com a expectativa de vitória de Bolsonaro e possível legalização do garimpo. Depois a vitória de Lula levou a uma tentativa de obter o maior lucro possível, antes do aumento da fiscalização na região.

..........................

O Ministério da Defesa disse que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica se envolverão no combate aos garimpeiros na terra yanomami. A FAB já começou a restringir o tráfego aéreo.
..........................
A situação dos yanomamis pode ser pior do que a vista até agora, segundo o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba. A extensão total da crise, diz, só será conhecida depois da expulsão do garimpo, possibilitando o acesso a áreas remotas. A pena para acusados de genocídio dos yanomamis pode chegar a 48 anos.
..........................
Jamil Chade
 conta que o governo brasileiro articula um plano global de saúde indígena, a ser coordenado pela OMS.

******************
ATOS GOLPISTAS

Alexandre de Moraes deu à Polícia Federal cinco dias para ouvir o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre documentos que ele diz ter recebido com propostas de golpes contra Lula. Como diz Chico Alves, Valdemar praticamente implorou para ser investigado.
..........................
Arthur Lira disse que a Câmara identificou a conexão ao wi-fi de sua sede por mais 41 invasores golpistas em 8 de janeiro.
..........................
O time multicampeão de vôlei Sada Cruzeiro afastou Wallace por tempo indeterminado, depois que o jogador publicou no Instagram uma enquete perguntando quem daria um tiro na cara de Lula com uma espingarda calibre 12.

******************
POSSE NO CONGRESSO

É dia de posse de 27 senadores (a cerimônia começa às 15h) e de 513 deputados federais (às 10h). Também é dia de eleger a Mesa Diretora da Câmara e a do Senado (a partir de 16h).
..........................
Rodrigo Pacheco é favorito na eleição para presidente do Senado, e Rogério Marinho capitaliza bolsonarismo. Lula botou seus ministros para trabalhar a favor de Pacheco e evitar a formação de um núcleo bolsonarista no Senado.
..........................
Oito senadores migraram para a base de Lula; veja quem são.

******************
PRA FICAR DE OLHO

O Banco Central anuncia hoje a taxa básica de juros. Deve ser mantida em 13,75% ao ano, e José Paulo Kupfer diz que não virá corte tão cedo.

******************
SOB NOVA DIREÇÃO

Lula vai para os EUA dia 10. A Casa Branca publicou a agenda da reunião com Joe Biden.
..........................
A FRASE

Derrotamos um presidente, mas nós ainda não derrotamos o fascismo que foi impregnado na cabeça de milhões de brasileiros.
Lula, durante cerimônia de assinatura de decretos que criam instrumentos para a participação social no governo.
..........................
Lula deve ir hoje ao STF, para a abertura do ano do Judiciário. A cerimônia ganhou peso, sendo tratada como marco histórico, com a recuperação do plenário, que foi invadido e depredado durante os atos golpistas de 8 de janeiro.
..........................
O presidente da OAB, Beto Simonetti, vai ler hoje, no STF, um manifesto de apoio ao Estado democrático de Direito, conta Carolina Brígido.

******************
CERCADINHO

Pode demorar até quatro meses para sair o visto de turista para Bolsonaro nos EUA, segundo o advogado que cuida do processo para o presidente, conta Carla Araújo. Bolsonaro foi para outra casa, também em Orlando. E ontem participou pela primeira vez de um evento em público desde que deixou o Brasil. Disse que o governo Lula "não vai durar muito tempo".

Nenhum comentário: