Definitivamente não é segredo que o sistema de saúde público de Açailândia ainda está longe de figurar como um serviço de excelência, mas negar os avanços desta pasta nos últimos anos é o mesmo que “dar murros em ponta de facas”, ou seja, beira a insanidade.
Prefeito Aluísio no Hospital de Campanha de Açailândia ao lado de representantes da Vale, parceira no combate a Pandemia da Covid-19. |
OPINIÃO
* Por Wilton Lima
Nas últimas semanas páginas em redes sociais escolheram como alvo para práticas danosas de politicagem, a Saúde de Açailândia – alguns ataques beiram a irresponsabilidade com a população que se utiliza do SUS (longe de ser perfeito), para cuidar da sua saúde.
Toda vez em que se aproxima os pleitos eleitorais nas cidades brasileiras é prática comum os ataques a Gestão em curso, na tentativa de passar para o eleitor uma imagem de cidade arrasada – a Saúde, calcanhar de Aquiles de todo gestor público é o alvo principal.
Os desafios são visíveis no dia a dia de quem precisa se utilizar do Sistema Único de Saúde (SUS) e o prefeito Aluísio sabe que a força do trabalho, a gestão do sistema de saúde que é nacional e a administração da Saúde como um todo são pontos a serem melhorados a cada dia, pois o povo carece e merece de uma saúde de qualidade.
O que não se pode é negar os avanços na Saúde conquistados pela Gestão do prefeito Aluísio desde que assumiu a prefeitura de Açailândia em agosto de 2019 – isso significou salvar muitas vidas e melhorar a qualidade de vida da população.
Entre os grandes desafios enfrentados pelo prefeito Aluísio foi o da Pandemia (Covid-19), que levou muitas vidas açailandenses, mas a gestão de Açailândia acabou se destacando no enfrentamento do Coronavírus e muitas vidas foram salvas com as ações coordenadas de saúde pública aplicadas na cidade.
A cidade de Açailândia hoje tem o Hospital Municipal como referência em saúde pública para toda a região, claro que ainda com muitos problemas, mas que são enfrentados todos os dias pela competente equipe da Secretaria de Saúde.
Outro grande avanço foi a conclusão da ampliação desse mesmo Hospital Municipal com atendimento muito mais humanizado e com enfermarias totalmente climatizadas.
O programa Rede Cegonha em funcionamento anexo ao Hospital Municipal é o outro grande avanço e objeto de elogios pela população assistida.
No governo Aluísio a cidade de Açailândia ganhou um Hospital Regional, parte já em funcionamento e a sua conclusão com entrega definitiva de toda obra à população está prestes acontecer. Como o Hospital ocupou o local aonde funcionava a UPA, os atendimentos de emergência passaram a acontecer no HMA, o que aumentou a demanda obrigando a equipe do prefeito Aluísio se desdobrar para manter a qualidade do atendimento. Uma nova UPA, objeto de muitas conversas bem adiantadas entre o prefeito Aluísio e o governador Carlos Brandão é a solução encontrada para garantir o melhor atendimento da população.
Com essas três ferramentas de Saúde Pública em pleno funcionamento como o Hospital Municipal, o Hospital Regional e uma nova UPA, o prefeito Aluísio diz acreditar que pode concluir o seu mandato com o sentimento do dever cumprido, claro que não é excelência que se almeja, pois o financiamento do governo federal ainda é muito pouco, frente a carência da população.
Podemos citar outros tantos avanços como UTI’s, parto humanizados, milhares de consultas todos os meses, cirurgias eletivas, cirurgias avançadas de ortopedia e outras tantas ações precisam serem reconhecidas.
Só para finalizar este artigo, temos que falar da grande conquista almejada há décadas pela população, a contratação de um médico neurologista – quantas vidas não se perderam pela falta de um especialista deste porte? Muitas delas não conseguiram chegar com vida na vizinha cidade de Imperatriz.
Enfim, os desafios de qualquer gestor com relação a saúde pública são constantes, e a cidade de Açailândia ainda não possui um sistema que atenda em 100% as demandas da sua população, mas agora, negar os avanços conquistados pela gestão do atual prefeito Aluísio Sousa, beira a uma HERESIA.
Simples assim!!!
* Wilton Lima é jornalista, radialista, blogueiro, apresentador do Podcast Sem Tretas e é formado em Administração de Empresas, Administração Pública, com Pós Graduação em Gestão Pública e Assessoria de Comunicação Institucional e Empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário