quinta-feira, 6 de julho de 2023

Quadrilha Junina Flor de Mandacaru “ERROU SIM, E FEIO” e perde título estadual para a Matutos do Rei.

 A vice-campeã da GLOBO NORDESTE, e campeã do ARRAIÁ DA MIRA, a Quadrilha Junina Flor de Mandacaru, mesmo com uma belíssima apresentação, segundo a Federação das Quadrilhas Juninas do Maranhão – FEQUAJUMA, feriu o Artigo 11 do regulamento e perdeu o título de campeã da Etapa Estadual e não vai mais representar o Maranhão na competição Nacional que acontece neste final de semana, em Canaã dos Carajás, no Estado do Pará – a representante do Maranhão agora será a MATUTOS DO REI, quadrilha também de Açailândia.

Após julgamento da FEQUAJUMA, a Quadrilha Junina MATUTOS DO REI, é declarada campeã da Etapa Estadual e vai representar o Maranhão na Etapa Nacional

 
Artigo

*Por Wilton Lima

A FEQUAJUMA, deliberou ontem, dia 05 de julho, também sobre o descumprimento da Quadrilha Junina Arrastapé da cidade de Imperatriz, que feriu o Artigo 3 do regulamento que determina somente a utilização de menores a partir de 10 anos completo, e, assim aplicou a perda de 01 ponto para a referida.

A cerca do descumprimento por parte da Junina Flor de Mandacaru declarada anteriormente como a grande campeã da Etapa Estadual, feriu o artigo 11 do regulamento, ou seja, montou os tubos de papeis utilizados na apresentação da quadrilha de forma antecipada à apresentação, assim se prevalecendo da economia de tempo no momento da competição, portanto, foi penalizada com a perda de 02 pontos no cômpito geral, caindo pra 4ª colocação na disputa estadual.

Com as perdas de 01 ponto do Quadrilha Junina Arrastapé e 02 pontos da Flor, a grande campeã foi a Matutos do Rei, que irá disputar a Etapa Nacional, representando o Maranhão, na cidade paraense Canaã dos Carajás, neste final de semana.

Na competição NACIONAL estarão na disputa representantes de 10 Estados da Federação: Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal (Brasília), mato Grosso, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Roraima, Amazona, Acre, Amapá, Piauí, Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Rondônia, Bahia, Paraíba, Alagoas, Pará (dois representantes) e, claro, o ESTADO DO MARANHÃO, que terá como representante uma Quadrilha Junina genuinamente açailandense.

Canaã dos Carajás sedia também a partir de hoje, dia 10, a disputa Nacional da Rainha das Quadrilhas Juninas, como também a Rainha da Diversidade – Representando Açailândia e o Estado do Maranhão nesta competição está a grande campeã da Etapa Estadual, realizada na cidade de Açailândia Bianca Magalhães.

De volta ao passado (ESPORTIVIDADE)

Em junho de 2017 a Quadrilha MATUTOS DO REI, mostrou um exemplo de esportividade quando foi consagrada a grande campeã do ARRAIÁ DA MIRA, e após uma análise minunciosamente da diretoria da competição perdeu pontos e foi obrigada a devolver o troféu, quem em seguida foi entregue a Flor de Mandacaru – isso mostra mais uma vez que a terra não é plana, mas sim redonda e gira até capotar. Veja os Post's abaixo!




Esportividade

É o mínimo que se espera da gigante Flor de Mandacaru, que neste ano somou os títulos de campeã do Arraiá da Mira, vice-campeã da Globo Nordeste (colocação inédita), foi declarada campeã da Etapa Estadual sediada na cidade de Açailândia, e sem sombras de dúvidas fez a sua melhor apresentação, no entanto, e aqui uso os jargões do futebol: nem sempre o melhor ganha, a regra é clara e o regulamento tem que ser cumprido.

Reação e Falta de Esportividade

Faltou esportividade de alguns membros da gigante FLOR DE MANDACARU, principalmente nas redes sociais, pois esse jornalista de profissão que soma mais de 30 anos, passou de admirado, para o pior jornalista da face da terra, ao noticiar um fato verídico e determinado pela FEQUAJUMA.

Claro que como jornalista não deixaria jamais de opinar e reafirmo: A FLOR DE MANDACARU ERROU SIM, E FEIO!!!

Simples assim!!!

RESULTADO GERAL MARANHÃO JUNINO

1-    Matutos do Rei – 299 pontos (campeã)

2-    Arrasta pé – 298 pontos

3-    Sai de Baixo – 297.7 pontos

4-    Flor de Mandacaru – 297.4 pontos

5-    Os Garapas – 296 pontos

6-    Os Penetras – 295.6 pontos

7-    Asa Branca Pedreiras – 294.9 pontos

8-    Renascer do sertão – 294.5 pontos (desempate harmonia)

9-    Asa Branca Codó – 294.5 pontos

10- Tradição do São João – 294.4 pontos (desempate harmonia)

11- Lumiar do sertão – 294.4 pontos

12- Raízes da juventude – 293.3 pontos

13- Explode Coração – 293 pontos

14- Tradição Junina 292.7 pontos

15- Fogo Caipira 291.8 pontos

16- Flor do Ribeirão 291.4 pontos

Casal de noivos 

1-    Raízes da Juventude 247.7

2-    Os Penetras 247.6

3-    Tradição do São João 246.

4-    Fogo Caipira 241.9

Majestade

1-   1 - Matutos do Rei 248.6

2-    2- Beija Flor dos Cocais 248.4

3-    3- Tradição Junina 245.1

4-    4- Fogo Caipira 242

Rainha da Diversidade

1-    Arrasta Pé 247.4

2-    Asa Branca do Sertão 247

3-    Tradição Junina 245.3

4-    Explode Coração 243.8

·        * Wilton Lima é jornalista, radialista, blogueiro e apresentador titular do Podcast SEM TRETAS.

Nenhum comentário: