O município de Açailândia foi muito bem representado no Festival Nacional de Robótica, realizado no período de 28/02 a 02/03/2024.  Um grupo de alunos da Escola Mais Integral Tânia Leite, inscritos no torneio com a equipe de robótica denominada “UMIBOTS”, participou da competição, conquistando o inédito primeiro lugar no campeonato. 

No encerramento do certame, a equipe açailandense foi honrada com o prêmio na categoria “Contra todas as adversidades”, reconhecendo os esforços dos integrantes do time em superar desafios, enquanto mantinham o espírito de equipe e entusiasmo durante a maior competição de robótica do Brasil.

O Festival SESI de Educação, temporada 2024, foi realizado em Brasília-DF, no Pavilhão do Parque da Cidade e reuniu mais 2 mil estudantes de todo o país e contou com 100 equipes competidoras, entre eles, alunos da Escola Tânia Leite, de Açailândia-Ma, que são considerados referência no desenvolvimento de projetos, programas e conhecimentos na área de robótica na região.

O torneio promove competições em quatro modalidades – com miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de LEGO, robôs gigantes com até 1,2 de altura, e robôs de até 56 kg – além de participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do SESI Lab itinerante. 

O evento evidencia os benefícios da robótica para a formação básica do alunado, além da aprendizagem colaborativa em que os estudantes e professores aprendem mutuamente os conteúdos de física, química, biologia, matemáticas e linguagens, objetivando resolver problemas, projetos e por fim, a programação dos robôs.  

A equipe de Açailândia participou com alunos do 8º. ao 9º. ano. Entre eles, se destacam; Ítalo os Santos Amorim, Juliana Costa Santos da Silva, Isac Dias Guedes Filho, Marcos Lucas Pires Moraes Santos e João Pedro Campos Sousa, juntamente com o gestor escolar, Antonio Johnatan Gomes Brito e dos professores de robótica; Wandryw Leite Costa e Jonas Carvalho Facundo.

Antonio Johnatan Gomes Brito, gestor da Escola Tânia Leite, falou da importância da competição para os alunos, bem como para a escola e a conquista para a educação de Açailândia. “Sem dúvida alguma, a competição representou um grande desafio, desde o curto período de preparação até ao tema da temporada, além do aprendizado com o material LEGO. Durante o evento, experimentamos um crescimento significativo, sendo que os desafios superados nos capacitaram para estender ainda mais os limites da educação pública em Açailândia. Além de adquirir conhecimentos tecnológicos, os membros da equipe desenvolveram experiências que os beneficiarão em todas as áreas da vida, fortalecendo seu protagonismo, contribuindo para sua jornada de crescimento pessoal. Só queremos registrar os nossos agradecimentos à Secretária de Educação karla Nascimento, bem como a coordenadora pedagógica da Educação Integral Eny Martins e em especial ao prefeito Aluísio Sousa pelo apoio que nos foi dado”, completou Johnatan Brito. 

A equipe foi premiada na categoria Core Values, sendo destacada como o melhor desempenho de projeto, superação de desafios, além da dedicação durante os quatros dias de competição.

ASCOM-PMA.