quinta-feira, 27 de junho de 2024

Militares invadem palácio do governo da Bolívia em tentativa de golpe de Estado

 

26.jun.2024-Aizar Raldes/AFP
 
  
Militares invadem palácio do governo da Bolívia em tentativa de golpe de Estado
Carolina Juliano

* Ex-comandante lidera levante, invade sede do poder e é preso na Bolívia. O general Juan José Zúñiga foi destituído do cargo de comandante do Exército na terça-feira depois de uma série de ameaças contra o ex-presidente Evo Morales. Ao seu comando, veículos militares e soldados se dirigiram ao palácio presidencial, em La Paz, destruíram a porta de entrada e invadiram o local. O presidente do país, Luis Arce, ordenou que o general desmobilizasse as tropas e denunciou o que chamou de "mobilização irregular" de unidades do Exército. Já Evo Morales convocou uma mobilização nacional sustentando que se tratava de uma tentativa de golpe de estado.
**
No início da noite, Luis Arce nomeou três novos chefes para as Forças Armadas e os militares se retiraram das imediações da sede do governo. O presidente declarou que "mais uma vez o país enfrenta interesses que querem acabar com a democracia na Bolívia" e convocou o povo boliviano a se organizar e se mobilizar a favor da democracia. Manifestantes expulsaram os militares que estavam nos arredores do Palácio Quemado.
**
Juan José Zúñiga acabou preso no fim da noite e o Ministério Público boliviano abriu investigação contra ele e seus apoiadores. A investigação será por atentar contra a soberania do Estado e por delitos de terrorismo. Segundo o ofício, as circunstâncias e uma possível estratégia do golpe serão apuradas. Entenda o cenário político da Bolívia.

Nenhum comentário: