quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Prefeitura de Açailândia inicia campanha educativa em Áreas de Preservação Permanente que se transformaram em verdadeiros “Lixões”.

A união das secretarias de planejamento, infraestrutura, SMTT, meio ambiente e o apoio do Ministério Público visa extinguir verdadeiros lixões criados pela própria população, em áreas urbanas da cidade.

O trabalho está sendo iniciado na Rua Flamengo, via que dá acesso aos bairros Vila Capeloza e Vila Ipiranga, onde a prefeitura está fazendo o recolhimento de todo o lixo acumulado, uma limpeza em geral de toda essa localidade e a colocação de uma placa educativa, nesta que é uma Área de Preservação Permanente (APPs), espaços legalmente protegidos que têm a função ambiental de preservar a biodiversidade, a estabilidade geológica, o fluxo de água e o bem-estar humano, conforme definido pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

O prefeito Dr. Benjamim de Oliveira orientou aos seus secretários para que de forma educativa, se busque acabar com essa cultura arraigada ao longo de muitos anos, de jogar lixo em locais que não são adequados, transformando Áreas de Preservação Permanente, em verdadeiro lixões a céu aberto, provocando doenças à população dessas localidades.

Conforme o Secretário de Planejamento Cláudio Queiroz, esse é só o início de um trabalho que será permanente, até que se possa extinguir definitivamente esses depósitos de lixo que se espalharam por muitas áreas urbanas da cidade de Açailândia.


As Áreas de Preservação Permanente incluem áreas como margens de rios, encostas, topos de morro, restingas e manguezais, sendo protegidas por vegetação nativa para evitar erosão, assoreamento e proteger os recursos hídricos. 

Principais Funções e Importância das APPs

  • Conservação dos Recursos Hídricos: 

Protegem rios, nascentes e lagos, evitando a poluição e garantindo a qualidade e quantidade da água. 

  • Proteção do Solo: 

Previnem a erosão, a estabilidade de encostas e o risco de desastres como deslizamentos. 

  • Conservação da Biodiversidade: 

Servem como refúgios para a fauna e corredores ecológicos, facilitando o fluxo gênico de espécies. 

  • Regulação do Microclima: 

Ajudam a regular a temperatura e a umidade, mitigando o efeito de "ilha de calor". 

  • Proteção da Paisagem: 

Contribuem para a beleza cênica e a manutenção da paisagem natural. 

ASCOM-PMA

 

Nenhum comentário: