segunda-feira, 25 de maio de 2009

CHAPA 1 GANHOU, MAIS NÃO LEVOU!
Servidor não comparece às urnas e nova eleição será marcada
Diferente do que aconteceu nos dias que antecederam a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a comissão eleitoral juntamente com Sintrasema, deram uma aula de democracia no último domingo (24) quando da realização do pleito que escolheria a nova diretoria da entidade para o quadriênio 2009/2003. Desde a escolha dos presidentes de mesas e demais membros fiscalizadores, até a organização uniformizada e transparente, foram impecáveis; e que aos olhos deste blogueiro puderam apagar as decisões estapafúrdias tomadas quando do registro das chapas.

A eleição do Sintrasema realizada no domingo poderia ter sido um desastre maior, caso fosse realizada com chapa única, como foram as tentativas na Justiça, pela comissão eleitoral, pelo próprio sindicato, bem como pela chapa 1. Soaria como um grande não à chapa única. No entanto, mesmo o servidor tendo duas opções, com a confirmação mesmo tardia da chapa 2, não compareceu as urnas para escolher os seus legítimos representantes.

Ganhou mais não levou
Mesmo não havendo quórum, o que legitimaria o pleito, através de consenso das chapas, os votos foram apurados. Dos mais de 1.200 eleitores aptos a votarem, apenas 276 compareceram para o depósito do sufrágio eleitoral. Dois eleitores resolveram votar em branco ou não souberam votar e cinco anularam seus votos. Dos 269 votos válidos, 163 foram dados a chapa 1 e 106 foram dados a chapa 2. Portanto, decretada a vitória da chapa 1 que venceu mas não levou e uma nova eleição será marcada.

Novas estratégias
O resultado obtido pelas duas chapas serviu para que novas estratégias sejam montadas para a nova eleição que deverá ser marcada em um prazo máximo 15 dias. Além de definitivamente mostrar as verdadeiras caras do processo eleitoral da entidade, em virtude de muitas especulações envolvendo principalmente a chapa 1. O prefeito em exercício Antonio Erismar esteve exercendo o seu dever de servidor, votou e declarou abertamente a sua simpatia pela chapa 1, inclusive fazendo até boca-de-urna, o que é um direito que lhe assiste. Enfim, agora está declarado, duas chapas irão concorrer a eleição do Sintrasema.
A chapa 1 que é chapa da prefeitura e do continuísmo e a chapa 2 que é oposição e contrária ao que se encontra. Só resta agora o eleitor/servidor comparecer as urnas e parar de ficar só reclamando e escolher os seus legítimos representantes. Vale lembrar que na próxima eleição a ser realizada não haverá necessidade de quórum, a maioria mínima de votos para qualquer uma das chapas, definirá a vencedora. Portanto, quantos menos eleitores comparecer às urnas, menor representatividade a entidade terá. Está em suas mãos servidor.



Veja alguns clicks da eleição:





Nenhum comentário: