quinta-feira, 4 de junho de 2009

PRIMEIRA BAIXA NO GOVERNO ROSEANA SARNEY
Nogueira deixa o Detran e ataca Raimundo Cutrim

Estourou a primeira crise no governo Roseana Sarney (PMDB). O coronel José Nogueira Lago não é mais diretor-geral do Detran. Ele vai ser substituído nos próximos dias pelo professor universitário Flávio Trindade. Nogueira vinha travando uma briga com o secretário Raimundo Cutrim (Segurança). Ele se reclamava de estar sem autonomia para comandar o órgão.
Os dois disputam espaço desde o primeiro governo Roseana, quando o coronel foi chefe da Casa Militar da governadora. Eles participaram ontem do lançamento do prêmio Gol, que contempla policiais com ações exitosas na apuração de informações captadas pela Central Disque-Denúncia.

“É verdade. O Cutrim está me tirando daqui. Ele se acha o dono do Detran. Conseguiu convencer até o (governador em exercício) João Alberto (PMDB). O coronel Nogueira não aceita ser comandado por quem não tem competência. Não aceito ordem de quem não tem competência”, desabafou o militar em contato com o blog. Na foto de Flora Dolores, eles aparecem num abraço “amarelo” durante a posse do coronel em abril. Nogueira será deslocado para a Vice Governadoria.

Cutrim sempre defendeu que o secretário de Segurança indicasse os outros cargos do sistema: Detran, PM e Bombeiros. Durante as articulações para a formação do secretariado, ele resistiu ao máximo em ocupar o posto. Só queria comandar a secretaria se pudesse indicar esses outros cargos. Acabou sendo convencido do contrário.

O secretário, porém, não sai de todo vitorioso. Professor da Uema e mestre em Direito, Flávio Trindade é homem de confiança do governador em exercício e nome de proa do PMDB do Maranhão. Ela foi gerente-regional durante o governo José Reinaldo, em 2002, sendo apontado na própria administração como um dos melhores gestores regionais em relação a questões técnicas. Também sabe fazer política. Na região em que comandou, o então candidato à reeleição pelo PFL (hoje DEM) deu um banho no pedetista Jackson Lago. Atualmente, ele ocupava uma secretaria-adjunta na Articulação Política.

Nenhum comentário: