quarta-feira, 17 de junho de 2009

COMO VOTARÁ CADA VEREADOR?
Sexta-feira (19) é o dia “D” para o futuro político de dois ex-gestores de Açailândia

A câmara municipal de Açailândia irá julgar as contas anuais dos ex-prefeitos Gilson Santana e Jeová Alves. O parecer do Tribunal de Contas da União é pela reprovação das contas. O blog Wilton Lima Sem Censura preparou pra você caro leitor, um diagnóstico do que poderá acontecer e o porque de cada voto dos 11 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Açailândia.

VEJA O QUADRO ABAIXO:
HÉLIO SANTOS
Há uma tendência normal do presidente da Casa votar com o parecer do TCE que é contra a aprovação das contas de Gilson e Jeová. Não perderia a posição confortável de votar dessa maneira, além de eliminar possíveis adversários em uma eleição futura, já que pretende suceder Ildemar. Por outro lado, Hélio não pode esquecer que as contas do seu maior aliado político, Ildemar Gonçalves, já tem parecer prévio do TCE para reprovação e, poderá ser julgado por esta mesma legislatura.

ALUÍSIO
Pela ligação política que tem com Gilson Santa, deverá votar contra o parecer do TCE. No entanto, no que se refere ao ex-prefeito Jeová o voto será pela desaprovação das contas, mesmo porque, no ano de 2004, Aluísio encabeçou uma CPI contra Jeová, onde o ex-prefeito era acusado de improbidade administrativa. Votar diferente seria no mínimo uma grande contradição de valores morais.

JUSCELINO
É vereador de primeiro mandato, mas com larga experiência política. Percebeu bem cedo que as decisões com relação as contas de ex-gestores, são meramente políticas. E como tem pretensões a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado, não vai querer contrariar possíveis aliados.

IRMÃO CARLOS
Em função de suas contas reprovadas pelo mesmo TCE, vem travando uma luta na Justiça para manter-se no cargo. É contrário a todos os pareceres dos Tribunais de Contas.
CANELA
Deverá votar contra as contas de Jeová por ter assim como Aluísio, participado da mesma CPI que o investigou, além de nas últimas sessões fazer severas críticas à sua administração. Há uma tendência de votar favorável á Dr. Gilson, mesmo porque, tem conhecimento das pendências do ex-gestor e poderá dar um voto técnico.

MARQUINHOS
Apesar de ser Líder de Ildemar na Câmara, não se deixa influenciar com muita facilidade. Como também tem pretensões a uma cadeira na Assembléia Legislativa e tem forte ligação com o governo de Roseana, do qual faz parte Jeová; e Gilson goza de grande simpatia, deverá aprovar as contas dos dois ex-gestores.

FÁBIO PEREIRA
Com pouquíssima experiência política, poderá sofrer influências de ambos os lados. Se Jeová for verdadeiramente do Grupo do Ildemar, deverá receber seu voto favorável. Segue o que Ildemar manda. Seguindo o mesmo raciocínio, dificilmente votará em favor das contas de Gilson. No entanto, ainda há tempo de mostrar que tem postura, não se deixar influenciar e, votar com a sua consciência.

CANARANA
Segue as diretrizes do comandante do seu grupo, o prefeito Ildemar. Repito mais uma vez, se Jeová for verdadeiramente do grupo, tem seu voto, caso contrário, não. Por outro lado, pode desagradar o chefe votando favorável às contas de Gilson, pelas longas datas de amizade. Inclusive já tornou público o seu voto pela aprovação das contas de Gilson Santana.

MEU GAROTO
Esse não tem vontade própria, segue tudo o que seu grupo político mandar.

BEBEZÃO
Esse já decidiu vota contra todos os pareceres dos Tribunais de Contas. Inclusive foi o único vereador a votar pela aprovação das contas de Gleide Santos.

MÁRCIO ANIBAL
Pela ligação com o grupo de Roseana Sarney, vota em favor das contas dos dois ex-gestores. É o mesmo caso de Marquinhos.

OBS.: É preciso atentar que esta análise trata-se apenas de conjecturas deste blogueiro, e não reflete o valor real da consciência de cada vereador, pois os mesmo como representantes legítimos do povo de Açailândia, é que responderão pelos seus atos. E pelos meus prognósticos, serão aprovadas as contas de ambos os gestores.

Nenhum comentário: