terça-feira, 7 de julho de 2009

Reforma Administrativa
Prefeito Ildemar exonera, nomeia novos secretários e volta a falar em crise financeira mundial.
Por Wilton Lima/Blog Sem Censura
Este Blog anunciou em primeira mão o pedido de demissão dos secretários Cristiano Filho, da Comunicação, e José Melgaço, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio - coisa que aconteceu desde o mês passado. Somente na tarde de hoje (07) o prefeito Ildemar Gonçalves (PSDB) resolveu formalizar a exoneração dos dois secretários e nomear os seus respectivos substitutos.

Para a Assessoria de Comunicação, pasta com status de Secretaria, foi escolhida a experiente marqueteira Maria do Carmo. Já para o cargo de Secretário de Indústria e Comércio, pelo visto o prefeito não tem no seu grupo de correligionários, pessoas competentes para assumir tal função, pois resolveu entregar a pasta ao Secretário de Infraestrutura Lucimar Cordeiro, que a partir de agora, acumula as duas funções.

O que seria apenas uma solenidade de passagens de cargos acabou se tornando mais uma vez em uma entrevista coletiva, onde o prefeito Ildemar usou a crise financeira mundial para justificar o acúmulo de funções do secretário Cordeiro, visto que, a prefeitura precisa cortar gastos e fazer economias, enfim, a partir de agora o prefeito não poderá mais reclamar de crises, já que com esta economia de salário de um membro do seu Staff, toda a crise do município será solucionada. Esta é a desculpa usada em todos os discursos de Ildemar, desde o início do seu novo mandato, para tomar qualquer que seja a sua decisão, coisa que não convence mais a opinião popular. Outro discurso que não cola mais é a de que não se podem atrasar salários de servidores e da Câmara, como se a administração pública girasse somente em torno desses dois parâmetros. Vale Lembrar que o prefeito tem a obrigatoriedade de gastar somente 60% do dinheiro da prefeitura com folha de pagamento, e isto já está incluído o repasse da câmara, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outro ponto do discurso do prefeito Ildemar, que me causou estranheza foi quando ele disse que este ano a prefeitura não recebeu absolutamente nada de FPM, o que não é verdade, pois segundo os dados colhidos no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, o município de Açailândia recebeu de janeiro a junho deste ano o valor de R$ 6.459.543,43. Menor que os valores arrecadados que o ano passado, isso é óbvio, mas não o percentual que é apresentado pelo prefeito e seus secretários em todas as suas entrevistas. A queda de repasse em comparação ao ano passado não passou de 6,5%. (Confira os dados no IBAM, CLIQUE AQUI).

Quando o prefeito Ildemar falou sobre a retenção de recursos pelo INSS, isto é a mais pura verdade, mas não que consuma todo o FPM do município. Todos os meses são retidos do FPM o valor de aproximadamente R$ 350.000,00, enquanto que o valor arrecadado ultrapassa a cifra de Um Milhão de Reais. E isto porque, os repasses que deveriam ser feito nos anos anteriores foram todos sonegados, ou seja, má gestão pública.
Enfim, fica aqui a nossa torcida para a nova secretária de comunicação do município, Maria do Carmo, que tem agora pela frente a missão de mostrar o “imostrável”, claro, se essa palavra existir, já que o prefeito em seu segundo mandato ainda não mostrou a que veio. No entanto, com a chegada do verão as perspectivas são bem maiores, pois ainda me nego a acreditar que o prefeito tenha desaprendido tudo que mostrou em seu último mandato.
Já ao Super-Secretário Cordeiro, fica aqui o alerta desse blogueiro. Como diria na gíria do Pôquer, armaram uma “casinha” pra você! Fui...
Foto 1 - prefeito Ildemar
Foto 2 - Cristiano Filho
Foto 3 - Maria do Carmo
Foto 4 - José Melgaço
Foto 5 - Cordeiro

Um comentário:

Nilton Sumiu disse...

Mas Uma Vez O Prefeito Ildemar Goncalves Decepciona Em Suas Decisoes. Como Ja Era De Se Esperar O Tempo Passsa E O Prefeito Nao Muda Em Nada, Ele Governa Como Se Fossse Pela Ultima Vez Que Fosse Precisar Do Povo De Acailandia E Dos Seus Correligionarios!! Ele Governa Como Se Acailandia Nao Tivesse Pessoas Capaz De Assumir Esse Carginhos Municipais!! Como Ja Falei Anteriormente, Parece Que O Prefeito So Precisa Do Povo De Acailandia Na Hora Do Voto. Enquanto Isso Essas Decisoes Ele Distancia Cada Vez Mas Das Pessoas Que Nus Momentos Mas Dificil De Sua Carreira Politica Estavam Do Seu Lado Sol A Sol, Acredito Eu Que No Meio Da Imprensa Local Tem Inumeras Pessoas Idonea E Capaz De Assumir O Cargo De Secretario De Comunicacao, Eu Poderia Aqui Ate Citar Varios Nome Para Tal Cargo Mas Nem E Preciso Pois O Proprio Prefeito Sabe Disso, Agora Nao Sei Porquer O Prefeito Nao Acredita Nesses Profissionais E Sempre Os Inginora, Alias Ele Inginoras Todos Os Profissionais De Acailandia, Ele Sempre Optou Por Gente Fora Da Cidade Que Nao Conhece A Realidade De Acailandia, E Sempre Dar Um Jeito De Decepcionar Importando Alguem De Fora Da Cidade, Quanto A Pasta De Secretaria Da Industria E Comercio Ele Tambem Fez Uma Ofenca A Classe Empresarial Mas Eu Ate Concordo Com Ele Em Parte, Pois Considero Essa Pasta Sem-Serventia Nemhuma Para O Municipio Ha Nao Ser Para Pagar Alugel De Predio A Certas Pessoas E Formar Um Pequeno Cabide De Emprego. Tanto E Que O Ex Secretario Melgaco Homem Serio Nao Vio Espaco Nem Recurso Para Trabalhar Resolveu Cair Fora... Pois Nao Lembro De Nemhum Beneficio Que Tal Secretaria Traz A Populacao... Ha Tem Sim Outra Funcao Ja Estava Esquecendo Cobrar Imposto Dos Comerciante Do Setor Rodoviario E Nada Mas, Por Isso O Prefeito Ficou Com Vergonha De Convidar Outros Empreasrio Para Tal Cargo E Resolveu Deixar Mesmo Em Familia Que Foi Indicando A Pasta Ao Secretario De Obras Do Municipio...