segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Governadora entrega 282 viaturas às Polícias Civil e Militar

Governadora entrega 282 viaturas às Polícias Civil e Militar

A governadora Roseana Sarney entregará, nesta terça-feira (27), às 15h, no Quartel da Polícia Militar, no Calhau, 282 novas viaturas às Polícias Militar e Civil que serão usadas no combate ao crime em São Luís e no interior do estado. Os veículos foram adquiridos com recursos do Tesouro estadual, no valor de R$ 30 milhões, via licitação. Para o próximo ano, um convênio com o Ministério da Justiça vai possibilitar a compra de outros veículos para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

O secretário de Segurança, Raimundo Cutrim, informou que o governo adquiriu 237 Blazers, 20 Pajeros, 10 Vans Ducato, 6 Troller, 5 Nissan e 4 motos batedores para as Polícias Militar e Civil. Deste total, cerca de 80% ficarão na capital, 90 viaturas serão encaminhadas para o Ronda Comunitária e o restante destinado aos batalhões da Polícia Militar e Distritos Policias. Além disso, serão enviados veículos para alguns batalhões e delegacias do interior.

O secretário detalhou ainda que as novas viaturas vêm equipadas com forro de bancos especiais (mais resistentes), suporte para armas, sirene, giroflex (equipamento luminoso), rádio-comunicação e cela de condução (para transferir presos).

“Estes veículos são adequados para o trabalho das policias no estado, os quais substituirão os velhos que estavam sendo usados pelos policiais”, afirmou Cutrim. As viaturas estão plotadas com a logomarca do Governo do Estado, o que facilita a identificação pelas comunidades.

Manutenção
Em 2006, o secretário relembrou que ao deixar a Secretaria de Segurança do Estado, a Polícia Civil possuía 516 viaturas, enquanto a Polícia Militar contava com 620 veículos. Ao retornar à pasta, Cutrim encontrou a frota sucateada e veículos alugados, além de inadequados ao serviço dos policiais.

Devido à falta de manutenção nas viaturas, dezenas de carros da Secretaria de Segurança vão a leilão em breve. “A ausência de manutenção era práticas recorrentes na gestão anterior” revelou o coronel José Ribamar Machado Rodrigues, gestor da Unidade Meio (Ugam), da Secretaria de Segurança.Com metodologia distinta de trabalho, a governadora comprará no próximo ano, via convênio em andamento no Ministério da Justiça, novos veículos para as polícias com a intenção de enviar uma viatura para cada município maranhense.

Novas viaturas das polícias
237 Blazers
20 Pajeros
10 Van’s Ducato
06 Troller
05 Nissan
04 motos batedores
Fonte: O Progresso

Nenhum comentário: