segunda-feira, 26 de abril de 2010

Servidores Públicos de Açailândia lutam por melhores salários.

O “carrasco dos servidores, Ildemar Gonçalves”, desdenha da classe e não apresenta nenhuma proposta.

* Por Wilton Lima

P1090246 Açailândia – Na última sexta-feira (23) um grande número de servidores públicos municipais lotados nas mais diversas secretarias atendeu o chamamento do Sintrassema, e se reuniram na câmara municipal de Açailândia para cobrar um posicionamento dos vereadores sobre uma vasta pauta de reivindicações da classe.

Os servidores estão exigindo uma participação mais efetiva dos legisladores frente ao prefeito Ildemar sobre a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salário da Administração e Educação; reajuste salarial que segundo o sindicato da classe está defasado em mais de 22%, além do já aprovado IPSEMA – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais que precisa ser mais bem discutido antes de ser colocado em funcionamento; bem como a garantia do chamamento dos concursados e realização de novo concurso.

A Tribuna da Câmara foi solicitada pela presidente do Sintrassema,P1090266 Maria da Paz Viana Soares Reina, para que pudesse apresentar aos filiados as reais condições em que estão vivendo os servidores públicos de Açailândia.

Só a presença dos trabalhadores e apresentação da pauta de reivindicações foi suficiente para acionar a tropa de choque legislativa do “carrasco dos servidores públicos”, Ildemar Gonçalves.

A vereadora Arlete Cutrim (PMN) ex-adversária política de Ildemar, usando de uma entonação de voz característica da profissão de professor, mesmo deixando bem claro que a prefeitura não tem recursos para conceder reajustes condizentes com o servidor e defendendo com unhas e dentes o “chefe maior”, ainda conseguiu arrancar alguns tímidos aplausos dos presentes. Arlete ainda ousou defender o parceiro comedor de “Cuscuz”, botando a culpa das vaias à falta de entendimento dos servidores, ou seja, desprovidos de inteligência. Fiquei Boquiaberto!!!

Vereador Cuscuz de Arroz

P1090242 Foi de dar dó as declarações do vereador Fábio Pereira (PSDC). No afã de defender o “chefe maior” tentou comover os servidores com uma “estorinha da carochinha”, onde a personagem principal seria uma velhinha que o Edil havia encontrado logo cedo, em uma banquinha de “Cuscuz de Arroz” que o indagou sobre a atitude dos vereadores em não conceder aumento aos servidores. Ao final da estorinha o vereador deixou bem claro que a protagonista velhinha conhecia mais dos problemas da cidade do que ele próprio, cabendo a ele somente deliciar-se do quentinho “Cuscuz de Arroz”. O vereador recebeu uma sonora vaia dos servidores presentes, que imediatamente foram advertidos pelo presidente da Casa, Hélio Santos (PSDB).

Juscelino é ovacionado pelos servidores

O Edil disse se sentir tranqüilo e muito feliz pela presença dos servidores àquela que a Casa do Povo. Juscelino posicionou-se mais uma vez do lado dos servidores e confirmou mais uma vez ser contrário a criação da previdência própria do município. Segundo ele [Juscelino], esta Lei significa a morte da aposentadoria dos trabalhadores no serviço público de Açailândia. Quanto ao reajuste salarial Juscelino disse ainda, que além das perdas salariais precisa ser embutido também o aumento de 3% que o prefeito autorizou debitar dos contracheques dos servidores sobre a contribuição previdenciária que passou P1090253de 8% para 11% - “estas também são perdas salariais”, acrescentou o vereador.

Com relação à reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salário da Administração e Educação, Juscelino disse que isto já deveria ter acontecido desde o ano passado com a adaptação obrigatória da prefeitura em readequar o Plano ao novo Piso Salarial Nacional. Como isso não aconteceu, hoje, alguns professores que estão nas salas de aulas de Açailândia recebem menos de um salário mínimo. Juscelino foi ovacionado pelo público após suas colocações.

O que o vereador se esqueceu e o Blog faz questão de ressaltar é que a atitude, ou falta dela, advinda do prefeito Ildemar fez com que ele [Ildemar] já esteja incorrendo em crime de improbidade administrativa, pois o prazo para essa adequação venceu no último dia 31/12/2009. Inclusive Açailândia foi motivo de comentário em um Congresso sobre o Novo Piso Salarial realizado no mês de Março, na capital do Estado. A cidade foi a única a não enviar um representante para se inteirar do assunto. Um dos ministrantes do Congresso fez o seguinte comentário; “Açailândia deve ser auto-suficiente”.

Caso tivéssemos um promotor de Justiça atuante que zelasse pela probidade administrativa de Açailândia, só isso, seria motivo para cassação do mandato de Ildemar.

Acorda Teomário Serejo!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Wilton, é horrorizante a situação das administrações públicas nas prefeituras do Maranhão.
Cito tambem Bom Jesus das Selvas uma cidade que vive sem segurança,sem saúde, sem empregos, sem escolas construídas, sem postos de saúde,suficientes e além de não ter imprensa atuante.
Sabri, o prefeito faz a mesma política de Ildemar Gonçalves; mantém o povo debaixo dos pés