* Por Eduardo Hirata
As chuvas da noite do sábado, 12, e da madrugada deste domingo, 13/03, fizeram o córrego do Jacu”... parecido com o Tocantins...”, no dizer de um líder comunitário do bairro.
A “prainha do Jacu”, área costumeira e reiterada de alagamentos, de desalojados/as e desabrigados/as, tornou-se um imenso e agitado “lago”...
A “erosão do Jacu” cresceu mais alguns metros (de comprimento, largura, profundidade) e destruiu mais outros tantos metros cúbicos de solo (barrancos que teimosamente pretendem resistir à força das águas...).
A “estradinha” ou Rua que ligava o final da Rua Pedro Alvares Cabral à “prainha do Jacu”, foi cortada, expondo assustadoramente as entranhas de um morro que “sustenta” dezenas de moradias...
No campinho da “obra da erosão” (Praça da Esperança?...), onde segundo o líder comunitário, João Luís, a Prefeitura Municipal investirá cerca de um milhão de reais, conforme a Assessora de Comunicação, Maria do Carmo, meninos jogam bola, indiferentes à chuvinha fina que caia, no meio da manhã do domingo carregado...
Outros meninos, no alto de visão privilegiada para “a erosão, as obras, a prainha do Jacu”, soltam pipa...
Os destroços das obras se apresentam na forma de umas quarenta grandes manilhas, em meio à lama, e em dezenas de “cortes e felizmente, por ora, pequenos desbarrancamentos/deslizamentos”...
Até quando, é a pergunta que ninguém mais faz por lá; todos sabem na ponta da língua qual é a saída, segundo João Luís: é respeitar a natureza, retirar todo aquele povo, resgatar a área, conservando-a então no seu estado mais natural possível...
Em Açailândia, que já vive a dezenas de anos o drama de centenas de família do Pequiá de Baixo, vitimadas brutalmente pela poluição gerada pelo “progresso das siderúrgicas”; que têm dezenas e dezenas de locais erodidos e em processo acelerado de erosão, além do infeliz “Jacu” (Capellozza, Bom Jardim, Vila Tancredo/GETAT, Vila Ildemar, etc.,etc.), urge uma política habitacional, de saneamento, de ocupação do solo.
Não dá mais para continuar do jeito que está; tragédia(s) estão em formação, ainda dá tempo para evitar o pior...
Um comentário:
LANÇAMENTO DO II - CELEBRA AÇAILANDIA
Aconteceu nesta segunda feira mais uma reunião do Comea, Conselho de Ministros Evangélicos de Açailandia, o local foi a Igreja vida, pastoreada pelo ilustríssimo homem de Deus Pr. Villé Braz que assumiu aquela denominação já este ano como presidente do ministério local e que já mostra sua capacidade dada por Deus e vemos sua disponibilidade em um simples atendimento de uma pessoa, demonstrando sua total atenção a qualquer pessoa que ali chega. Foi justamente isso que aconteceu na chegada dos pastores de Açailandia para esta reunião.
A reunião aconteceu a partir das 15 horas, liderada pelo presidente Pr. Gilberto Hollanda, em primeiro lugar agradeceu a presença de todos os presentes e acrescentou que os homens de Deus de Açailandia estavam ali.
Em seguida foi repassada a oportunidade ao o Pr. Cavalcante trazer uma ministração da palavra, no qual falou sobre a importância de estarmos unidos e que seremos muito mais forte quando compreendermos o valor e força desta união. Destacou que devemos ajuntar os gravetos espalhados.
Um ponto alto da reunião em que a expectativa tomava de conta de todos os pastores e obreiros presentes e que era aguardada por todos com muita ansiedade foi o momento do lançamento do projeto CELEBRA AÇAILANDIA 2º edição, o presidente Gilberto Hollanda deu oportunidade aos secretários de eventos do Comea, Pastores Carlos Dias e Leide Chaves, que falou e apresentou o projeto Celebra Açailandia 2011.
O Pr. Carlos Dias, falou sobre toda estrutura para a realização do evento mais esperado de Açailandia e acrescentou sobre a parte mais esperada quem são os cantores e pregadores que vão se apresentar, vários nomes foram contatados entre eles; Ludmila Ferber, Fernandinho, Nívea Soares, Antônio Cirilo, David Killer, Fernanda Brum, Joziane, dos pentecostais Elaine de Jesus, Rose Nascimento, Lauriete, Domares, Lilian Paz etc.
Obtendo a resposta positiva de alguns e aguardando de outros. Continuaremos orando para que Deus escolha o melhor e tudo esteja na direção Dele.
Outro detalhe importante do II - CELEBRA AÇAILANDIA é que as bandas de todas as igrejas terão sua participação individual e apenas uma banda oficial definida pela diretoria do Comea.
Teremos ainda metas espirituais para serem cumpridas antes do evento veja este detalhe do projeto: metas espirituais a serem cumpridas antes do dia do evento.
1. Vigilias e jejuns – Com todas as Igrejas (cada igreja em seu local desde que seja a mesma data), mas independente disso cada Pastor e sua denominação têm liberdade para fazer um clamor em qualquer dia pelo Celebra 2011.
2. Datas das vigílias (toda segunda sexta feira de cada mês)
11 de março
8 de abril - Todas os pastores e igrejas juntos
13 de maio
10 de junho – todos os pastores e igrejas juntos
Diante desta benção que será este evento, vamos orar e nos empenharmos para que tudo aconteça dentro da vontade de Deus. Pergunte a seu pastor se ele está envolvido neste projeto, se a resposta for negativa ore por ele pra que ele venha viver o que ele prega no púlpito de sua Igreja, pois este projeto é acima de tudo de unidade do corpo de Cristo em Açailandia e você não pode ficar de fora deste corpo vejamos o que a bíblia ensina, (1 COR. 12,13)Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Que Deus abençoe a todos
Postar um comentário