segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Comentário sobre a matéria: Xô Mandinga... Vade Retro Coisa Ruim!!!

Caro Wilton Lima,

Sou um carioca com sangue 100% nordestino e casado com uma filha de Açailândia, conheço a cidade há uns 04 anos e estive durante 58 dias vivenciando a triste realidade da "ditadura" e "coronelismo" dos Gonçalves dos Santos, que tem como mandante e "imperador" o Sr. "Im-prefeito" Ildemar Gonçalves.

São tantos absurdos administrativos gerais que aqui, o espaço seria pouco para tecer um real comentário do que vi nesta grande cidade, que tem em sua população, a maior virtude de ser tão acolhedora. Povo humilde, simples e ainda com tudo o que sofre e por não ter tantas coisas que tem direito e precisam, um povo que mesmo assim, é feliz!

Talvez pela inocência ou por puro desconhecimento dos seus direitos e assim, acabam se contentando com as "migalhas" que são ofertadas pelos governantes desta cidade em especial o Prefeito, que posa de ser o melhor prefeito que a cidade ao longo de seus poucos 30 anos teve e tem. Um homem que tem suas qualidades obviamente, e que não é nenhum burro, pois se ele fosse burro, não teria um patrimônio tão grande, alcançado em tão pouco tempo, com seus "esforços e trabalho" e isso tudo em família é claro.

Açailandenses , olhem, parem e pensem, porque uma cidade que tem a maior renda per capita do Maranhão, e que fica variando entre os 03 maiores PIBs do estado, tem 05 siderúrgicas e duas distribuidoras de petróleo, tem o maior entroncamento ferroviário do norte/nordeste, arrecada milhões em impostos, recebe milhões dos governos federal e estadual e que esta entre as 20 principais metrópoles do futuro, apontada pela revista Veja e tem uma população de menos de 150.000 pessoas e com tudo isso, hoje convive entre esgotos em pleno centro da cidade em tudo quanto é bairro, que o lixo é tão mal recolhido não por culpa dos profissionais, mas pela forma de administração.

Cidade que os esgotos in-natura, são jogados nos rios, especialmente o jacú, degradando o meio ambiente, uma cidade que não tem um hospital do SUS decente, que atenda a população a contento com uma emergência 24 horas funcionando mesmo e pra valer, que deveria contar com uma rede de ambulatórios e de apoio, consistente e com médicos em todas as necessárias especialidades. Saúde, que ainda não conta com uma política de saúde preventiva bem desenvolvida.

Com o que se arrecada de impostos em Açailândia e com o que se recebe em repasses dos governos federal e estadual, poderia ter uma folha de pagamento mais ajustada e justa aos servidores municipais, especialmente médicos e professores, sem esquecer dos demais servidores de apoio e logística. A população convive com a falta de uma ou duas faculdades federal e estadual, o que desestimula e impossibilita o crescimento da população especialmente dos jovens, que sem perpesctivas, se desistimulam em estudar e crescer, estagnando e se conformando. Os que não se contentam, e que tem uma pequena e melhor condição, acabam se iludindo em tentar a vida em outras metrópoles, especialmente na capital São Luis ou em outras cidades, especialmente do sudeste.

A rede de ensino público esta precarizada, o governo não oferece condições para os professores melhorarem a qualidade do ensino, falta uma infra estrutura de pavimentação, esgotamento sanitário e água encanada, que com o que se arrecada de impostos, Açailândia era para ser um exemplo no estado do Maranhão, o transporte coletivo de ônibus tem apenas uma empresa circulante e dizem que o proprietário é , bom deixa pra lá.

Por isso, povo de Açailândia , esta na hora de acordar para a realidade e darem um basta, vocês tem o voto nas mãos e não digam que o atual prefeito foi o melhor, pois com 12 anos de mandato e influência em outros, ele tinha a obrigação de ser o maior e melhor em tudo, pois foi o que mais tempo governou e o que mais arrecadou, que teve a mídia em quaze 100% o apoiando, rádios, jornais, blogs etc. segue continuação.

SOCRAM AIÉROZ RJ-MA…

Continuação… Foi o prefeito que teve a Câmara de vereadores, comprometida com os seus mandos e desmandos, que tem no poder judiciário, sua influência familiar, sendo ele, um político do PSDB tem o PT da Dilma e o PMDB da Roseana, o apoiando.

Então tem que ser o melhor por OBRIGAÇÃO e se tivesse compromisso político com a justiça e a equidade, não deveria ofertar a esta população tão necessitada de atençao do poder público e reconhecido no mínimo, os seus direitos, de acordo com os milhões que passam pela administação municipal e não apenas na oferta de migalhas que são oferecidas com o título de "crescimento" para este povo que não merece o governo que tem.

Outro dia farei outro comentário, um grande abraço deste carioca de sangue nordestino e um amor açailandense.

Nenhum comentário: