quinta-feira, 2 de maio de 2013

Diretoria do COMEFC é eleita

Em solenidade ocorrida nesta sexta-feira, dia 26 de abril, foi eleita por aclamação a diretoria que irá presidir o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás, o COMEFC. Cerca de 250 pessoas estiveram reunidas no salão Buriti, do Rio Poty Hotel, entre elas prefeitos e vereadores de vários municípios do Maranhão, deputados estaduais, deputados federais, entidades de classe e comunidade. DSC_0972

A presidente do consórcio é a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, que conta na sua diretoria com  Raimundo Alves Lima Neto (prefeito de Tufilândia - 1º vice-presidente), Antonio Ribeiro (prefeito de Santa Rita - 2º vice-presidente), Alan Jorge Santos Linhares (prefeito de Bacabeira - 1º secretário), Helder Lopes Aragão (prefeito de Anajatuba - 2º secretário), Atenir Ribeiro Marques (prefeito de alto Alegre do Pindaré - 1º tesoureiro), João de Fátima Pereira (prefeito de Monção - 2º tesoureiro). No Conselho Fiscal Titular estão os prefeitos Doris de Fátima Ribeiro (Vitória do Mearim), Karla Batista Cabral (Vila Nova dos Martírios) e Lidiane Leite da Silva (Bom Jardim). No Conselho Fiscal Suplente estão Luzinete Botelho da Silva (Itinga do Maranhão), Magno Rogério Siqueira Amorim (Itapecuru Mirim) e Ivan Antunes Caldeira (Cidelândia).

A presidente eleita, Cristiane Damião, ressaltou que quando tomou posse em Bom Jesus das Selvas, esperava que a relação entre o município e VALE fosse mais promissora, mas percebeu que não. “Procurei outros prefeitos e vi que a realidade deles era a mesma. Percebi que precisávamos nos unir para buscar nossos direitos e não apenas arcar com os impactos ambientais, sociais, econômicos e tributários”, relatou. O 1º tesoureiro e prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Atenir Marques, comentou vários relatos de experiências vividas nos municípios, como a estrutura, doenças e falta de segurança ao longo da ferrovia. “Precisamos nos unir para conseguirmos dialogar com a VALE”, declarou.

Dos 23 municípios que sofrem influência da Estrada de Ferro Carajás e fazem parte do COMEFC, 20 deles já votaram o projeto de lei que ratifica o protocolo de participação do município no Consórcio, faltando apenas os municípios de São Luís, Miranda e Açailândia. Entretanto, a presença do Secretário de Articulação do Município de São Luís, Osmar Filho, no lançamento, e de representantes do outros municípios que ainda não votaram o protocolo demonstra o apoio ao Consórcio.

De acordo com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, o diálogo será a melhor forma de resolver os problemas enfrentados hoje pelos municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás. “Coloco a FAMEM à disposição do Consórcio, que vejo que já começou grande. Nossas riquezas têm que ficar dentro do nosso Estado”, finalizou Gil Cutrim.

Segundo Leoncio Lima, diretor da MCM Consultoria, empresa que está administrando o Consórcio, o próximo passo será agendar uma reunião com a VALE para que possam ser explicitados todos os pontos as serem discutidos entre os municípios e a empresa. “Vamos agendar com a VALE o mais rápido possível. Nosso objetivo é começar as discussões acerca dos problemas enfrentados nos municípios e chegar a uma alternativa viável a todos os envolvidos”, descreveu Leoncio Lima

Nenhum comentário: