terça-feira, 28 de maio de 2013

Sem assinatura de acordo, greve dos professores é mantida no Maranhão

Assinatura estava marcada para a tarde de ontem (27), na Segep.
Alguns termos do documento não estariam finalizados.

Do G1 MA

A greve dos educadores da rede pública estadual de ensino no Maranhão deve continuar. Não foi assinado o acordo que contempla o resultado das negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e o governo do Estado, como estava previsto.

Ao todo, foram realizadas 19 assembleias regionais, sendo aprovada a suspensão do movimento em 15 delas e, a continuidade, em quatro regionais. O resultado demonstra que a maioria dos educadores aceita os termos negociados entre o sindicato e o governo do Estado com relação à proposta do novo estatuto.

A assinatura estava marcada para a tarde de ontem (27), na Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep). Segundo o sindicato, o acordo não foi assinado porque faltava finalizar alguns termos do documento. O secretário Fábio Gondim deu uma nova previsão de assinatura para hoje (28), mas não definiu a hora.
Embora a maioria das assembleias regionais de educadores tenha aprovado a suspensão da greve, enquanto não for assinado o acordo, a orientação da direção do Sinproesemma é de continuidade do movimento. Além da assinatura o acordo, o governo deve definir a data de envio da proposta do novo Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, assim como dos projetos de lei que garantem direitos aos funcionários de escolas.

Os professores entraram em greve no mês passado para reivindicar a aprovação do estatuto da categoria, que já foi o motivo de uma paralisação de mais de dois meses no ano passado. O movimento deste ano completou um mês na última quinta-feira (23).

Nenhum comentário: