quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Secretaria de Educação de Açailândia prepara a IV Conferência Nacional Infanto/Juvenil pelo Meio Ambiente.

COMVIDA 01

A Secretaria de Educação já iniciou a preparação das escolas da rede pública para a IV Conferência Nacional Infanto/Juvenil pelo Meio Ambiente. O evento reuniu no centro de formação da Vila Capeloza professores e alunos representando as escolas de sete municípios do pólo Açailândia. O tema este ano é “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.

As coordenações municipais vão realizar oficinas de Conferências com as escolas, que em conjunto com os alunos, irão identificar um problema no ambiente acadêmico, uma possível solução e a escolha de delegados. Após a definição, a escola deve se inscrever no site http://conferenciainfanto.mec.gov.br.

O programa do Ministério da Educação busca o fortalecimento da cidadania ambiental nas instituições educacionais e comunidades. Os projetos deverão atender a um dos quatro subtemas como água, terra, solo e ar. Podem participar do programa as escolas públicas e particulares com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental cadastradas no Censo Escolar de 2011. Os delegados ou seus suplentes, que irão representar a escola, deverão ter entre 11 e 14 anos no período da Conferência Nacional. Todas essas instituições participantes receberão material didático para ampliar as discussões entre alunos, professores e comunidade.

A IV Conferência Nacional Infanto/Juvenil pelo Meio Ambiente será realizada em seis etapas: As oficinas de Conferência que estão sendo realizadas com os gestores de instituições de ensino, a Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional.

Na Conferência na Escola, cada escola construirá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (ComVida). A instituição de ensino deverá elaborar um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados a ser colocado em prática após o evento. Nesta fase, a escola elegerá um delegado e irá compartilhar o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade. A data limite para inscrição é 31 de agosto de 2013.

Conferências Municipais ou Regionais

Essa é uma etapa optativa em que as escolas se reunirão para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas conferências nas escolas. Eles serão transformados em produtos de educomunicação. Esta fase deve ser realizada até o dia 06 de outubro de 2013. Os delegados eleitos na conferência municipal/regional ou das escolas irão se encontrar. Eles irão escolher quatro projetos para cada subtema – terra, água, fogo e ar. Os representantes das escolas, cujo projeto foi eleito devem acompanhá-los para a etapa nacional. O prazo para realização desta etapa é 25 de outubro de 2013.

Nacional

A conferência nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos que já debateram o tema em suas escolas nas conferências municipais ou regionais e nas conferências estaduais. Nesta etapa, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas. A fase nacional acontecerá, em Brasília, entre os dias 25 a 29 de novembro de 2013.

Nenhum comentário: