quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A Visão na Ponta dos Dedos: Projeto inovador em Braille é apresentado á câmara de Açailândia.

braille

Apresentação do Projeto na sala de reuniões da câmara de Açailândia.

Açailândia - A reunião que contou com a presença da presidente da câmara Lenilda Costa (PMN), do vereador e líder do governo Sarney Moreira (PRP), das vereadoras Fátima Camelo e Diomar Freire, além dos vereadores Fânio Mania (PRB) Carlinhos do Fórum (PR) e Bento Camarão (PMDB), aconteceu na última terça-feira (24), na sala de reuniões da “Casa de Leis” do município. O objetivo da reunião foi a apresentação do projeto: “Braille A Visão na Ponta dos Dedos”.

O projeto pioneiro e inovador consiste em desenvolver junto às pessoas com deficiência visual, um novo sistema de alfabetização baseado na leitura com os dedos usando um sistema de alto relevo, possibilitando a identificação de cores e figuras, além de todo o alfabeto em Braille. O projeto também apresenta inovações facilitadoras para os educadores que convivem o dia-a-dia com deficientes visuais em salas de aulas.

A empresa genuinamente açailandense que desenvolve o projeto no município é a CEPPE – Centro de Ensino para Pessoas Especiais que busca uma parceria com a prefeitura de Açailândia uma expansão desse novo modelo de ensino para alunos com deficiência visual nas escolas da rede pública municipal de ensino.

braille2

Material Didático em Braille, projeto pioneiro genuinamente açailandense

Esse projeto surgiu da necessidade do casal Herculano e Telma Silva, que têm em suas vidas dois filhos deficientes visuais, em adaptar seus aprendizados em escolas de ensino para pessoas sem deficiência. Os filhos funcionaram como uma forma de experimento e, o sucesso foi total, alcançando resultados inimagináveis.

A secretaria municipal de educação que mandou representante par participar da reunião já vem acompanhando o projeto deste julho e agora com apoio da câmara de Açailândia que se comprometeu em buscar viabilidades de parcerias entre a empresa responsável pela aplicação e desenvolvimento do projeto e a prefeitura de Açailândia.

A professora Rosilda que há décadas luta em defesa dos deficientes físicos, bem como, o Sr. Joãozinho defensor ferrenho dessa causa, foram unânimes em reconhecer o comprometimento desta legislatura, na câmara de Açailândia. E que estão confiantes que juntos, povo e câmara, alcançarão grandes resultados em favor dessa camada de pessoas que já representam números significativos no município.

Nenhum comentário: