quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mutirão de Catarata atua em Itinga

Mais de cem pessoas foram operadas de catarata na última segunda-feira.

mutirão da catarata - 1

Itinga do Maranhão - Após um mutirão que mobilizou cerca de 60 pessoas durante todo o final de semana em Itinga, 104 pessoas foram operadas de catarata entre os dias 21 e 22 do mês em curso.

O mutirão teve início na sexta-feira (18), quando uma equipe médica de Imperatriz credenciada pelo governo federal esteve na cidade para detectar os casos. Cerca de quatrocentas pessoas passaram pelos exames preliminares, das quais 87 foram diagnosticadas e consideradas pela equipe médica como aptas para a cirurgia.

Durante todo o final o mutirão teve continuidade com a equipe de saúde de Itinga na realização dos exames pré-operatórios como eletrocardiograma, biometria, glicemia, coagulação, entre outros necessários para a segurança dos pacientes que seriam operados.

Na segunda-feira (21) pela manhã a equipe médica iniciou as cirurgias, que se entenderam até a última terça-feira (22), totalizando um número de 104 pessoas operadas, sendo 54 de Itinga do Maranhão, 24 de Açailândia e 26 do município de Cidelândia. O benefício aconteceu graças ao convênio realizado pela prefeita Vete Botelho entre a Prefeitura de Itinga e o Ministério da Saúde com o objetivo de contribuir para minorar o problema.

mutirão da catarata - 3 mutirão da catarata - 2

O que é

A Catarata é uma alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. A doença é mais comum entre as pessoas acima de 60 anos, quando o envelhecimento natural do organismo ocasiona a perda da transparência dessa lente, dificultando a chegada da luz à retina e diminuindo a visão. Alguns idosos não precisam operar logo que aparece a doença, daí a necessidade de um exame especializado. Foi o que aconteceu na última sexta-feira (18) em Itinga, quando cerca de quatrocentas pessoas foram examinadas em Itinga, mas apenas 87 foram diagnosticadas. Porém só 54 compareceram para o procedimento cirúrgico no início dessa semana.

Nenhum comentário: