quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prefeitura de Açailândia recupera com recursos próprios mais de 300 Km de Estradas Vicinais

20130905_112250

Estradas vicinais se encontravam abandonadas e intrafegáveis, prejudicando o escoamento da produção rural do município.

Açailândia - A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo do município se antecipou ao inverno sempre rigoroso na região e montou uma equipe exclusiva para cuidar das estradas vicinais localizadas ao longo da grande extensão territorial rural do município de Açailândia – Ao todo, somente nesse período, foram recuperados mais de 300 quilômetros de estradas.

As estradas da zona rural, a exemplo da área urbana, também foram encontradas em situação de total abandono, causando prejuízos incalculáveis a pequenos e médios agricultores, produtores de leite, além de moradores que precisam trafegar nessas estradas; sem falar dos estudantes que tinham enormes dificuldades de se dirigirem às suas respectivas escolas localizadas na região e até mesmo na sedo do município.

A prefeita Gleide Santos (PMDB) determinou que fosse criada uma equipe especializada na recuperação de todas as estradas da zona rural do município, pois entende que as políticas públicas precisam chegar a todos os moradores sem distinção – “Precisamos saber valorizar os nossos produtores, pois eles são os responsáveis pelo que chega às mesas de toda a população e se não realizássemos esse trabalho agora, antes do inverno, seria impossível o escoamento de suas produções, além também de comprometer o ano letivo dos nossos alunos da zona rural”, disse Gleide.

Toda as estradas da Zona Rural do município estão sendo recuperadas por uma equipe exclusiva.

“Sabemos também que o inverno na nossa região é rigoroso, e já está decidido que nesse período uma equipe da Secretaria de Infraestrutura ficará em plantão permanente para resolver os problemas, onde quer que eles surjam” disse.

Nesta Semana a equipe coordenada por Adão Gomes anunciou a conclusão dos trabalhos de recuperação e abertura de mais 10 quilômetros de pontos estratégicos da zona rural do município, na região do KM 38 conhecida como “Perigoso”, entrada do km 645 ás margens da BR-222.

Ao todo foram 337 quilômetros de estradas vicinais recuperadas na extensa zona rural de Açailândia, sendo: 49 km no Povoado Novo Bacabal; 139 km Surubijú, trechos entre a divisa de Redenção no Pará e Km 30; 100 km entre o Povoado Rio Azul e Três Lagoas, na divisa de Bom Jesus das Selvas; 25 km Centro dos Pretos; 15 km Centro do Alcides; e 9 km no Povoado do Km 30.

Os trabalhos de recuperação das estradas vicinais continuam a todo vapor, e praticamente todas as estradas que dão acesso às fazendas localizadas na região de Novo Bacabal e Córrego Novo foram recuperadas – Essas mais de 50 fazendas, são responsáveis por um enorme percentual da produção do leite do município e regiões circunvizinhas.

IMG_20131112_144336 DSC_0110 DSC_0123

Ainda no cronograma do programa de recuperação de estradas vicinais foram inclusas algumas estradas da região do “Café-Sem-Troco”, entre outras que ligam até a região do Pindaré, na divisa com a cidade de Bom Jesus das Selvas.

“No período de tempo seco a prefeita Gleide Santos (PMDB) determinou que acelerássemos os trabalhos de recuperação de todas as nossas estradas rurais”, afirmou Adão Gomes à equipe de reportagem.

O programa de recuperação das estradas rurais de Açailândia está sendo custeados, em sua totalidade, com recursos próprios do município, sem nenhum auxilio dos governos estadual ou federal, ou seja, somente com os impostos arrecadados no município.

Segundo o Sr. Valdemar Nascimento Carvalho residente a mais de 33 anos no km 38 é primeira vez que as máquinas da prefeitura de Açailândia entram naquela estrada. “Estou muito feliz, pois essa estrada nunca tinha visto uma máquina da prefeitura (sic), por isso quero agradecer a prefeita Gleide Santos, pois somente ela foi capaz de lembrar dos moradores do km 38, região esquecida pelas administrações passadas”, falou emocionado seu Valdemar.

Ainda nesse mês de Novembro, a equipe composta por 15 homens, uma patrol uma retroescavadeira e 06 caçambas se deslocará para a recuperação das estradas vicinais que dão acesso ao Povoado Córrego Novo, como também ao Assentamento Califórnia, entre outras tantas que estão no cronograma de recuperação.

Nenhum comentário: