quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Centro de Controle de Zoonoses captura animais nas ruas de Açailândia

zoonoses (1)zoonoses (2)zoonoses (3)

Açailândia - O Centro de Controle de Zoonoses de Açailândia CCZ - buscando prevenir casos ou incidência de Leishmaniose Visceral (CALAZAR) no município realiza diariamente, como medida preventiva, a captura de animais errantes que vivem nas ruas da cidade.

Na última segunda-feira foi desencadeada mais uma operação que culminou com a captura de dezenas de animais – O número de animais soltos nas ruas de Açailândia ainda é grande, especialmente em áreas periféricas da cidade, onde cachorros, porcos, jumentos e até mesmo cavalos trafegam livremente e podem representar riscos para a população - A captura é realizada diariamente por uma equipe do CCZ a partir de denúncias e reclamações da própria população.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Odacir Miranda, o animal depois de capturado permanece no Centro de Controle de Zoonoses até um período de cinco 05 dias aguardando a presença do proprietário no setor. “Quando o animal é capturado, este passa até 05 cincos dias no centro. Caso não haja o resgate com pagamento da multa, o animal legalmente fica disponível para doação ou outros fins”, disse Odacir Miranda.

Para Odacir Miranda esta medida será ainda mais eficiente quando existir uma educação da população. “Não adianta apenas capturar, se as pessoas continuam soltando estes animais, isto acaba dificultando o nosso trabalho”, afirma o coordenador do centro.

No centro existem atualmente três 03 jumentos, quinze 15 cachorros, com a captura de 12 doze cachorros realizada pela equipe nesta segunda-feira, (27). O CCZ já fez a doação de 30 trinta Jumentos para os moradores do Assentamento Gigota no Povoado de Novo Oriente.

O processo de eutanásia, onde se antecipa a morte do animal caso este esteja com alguma patologia, acontece semanalmente no CCZ. A preocupação dos profissionais da saúde é maior porque o município de Açailândia já apresentou casos de Leishmaniose Visceral (CALAZAR), e o cachorro é um dos principais hospedeiro deste tipo de doença.

Os interessados em apresentar denúncias sobre o aparecimento de animais nas ruas devem entrar em contato imediatamente com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Açailândia, pelos telefones: (99) 9154-7711 / (99) -9188-1540 / (99)-8176-0030 para que a equipe seja remanejada até o local informado.

Nenhum comentário: