terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Segurança Pública: Comando Geral da Polícia Militar se reúne com prefeita de Açailândia

segurança2

A reunião aconteceu na tarde da última segunda-feira (03), no gabinete da prefeita Gleide Santos (PMDB), e contou com a presença da alta cúpula da Polícia Militar do Maranhão; secretários municipais; empresários; bancários; além de representantes do Centro Empresarial de Açailândia, e da OAB; dos vereadores Bento Camarão (PMDB) e Fânio Mania (PR); dos deputados Hélio Soares (PMDB) e Chiquinho Escórcio (PMDB).

A segurança pública foi a tônica de toda a reunião que por unanimidade mais uma vez constatou-se ser um problema de toda a sociedade e que há a necessidade urgente de ações conjuntas para se encontrar uma solução imediata para crise instalada no Estado e que afeta diretamente todos os municípios, principalmente àqueles em amplo desenvolvimento, como é o caso da cidade de Açailândia.

Na abertura da reunião, a prefeita Gleide Santos fez questão de ressaltar a importância do trabalho da polícia militar no município e do desempenho do comandante da 5ª CIA, Major Eurico. Gleide fez uma ampla explanação dos problemas vividos no dia-a-dia do municio concernente à segurança pública e disse que Açailândia está pronta para contribuir – “A prefeitura de Açailândia tem feito à sua parte, dando o apoio necessário à polícia militar, como também tem buscando, principalmente nas escolas, orientar os jovens, alvos da marginalidade, da importância dos princípios familiares no combate a essa violência que afeta o nosso país, mais especificamente no seio da nossa sociedade açailandense”, destacou a prefeita.

segurança1segurança3segurança4

O comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Aldimar Zanoni Porto, disse conhecer da realidade do município de Açailândia e que essa visita à prefeita Gleide Santos é uma determinação da governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB), de buscar junto aos municípios a melhoria imediata da segurança4segurança pública do Estado como um todo. Cel Zanoni aproveitou para anunciar que já se encontra no Gabinete da Casa Civil do Estado um projeto que transforma a 5ª CI de Açailândia em um Batalhão. “Somos sabedores que essa é uma reivindicação antiga dos comerciantes e empresários de Açailândia, bem como do poder público, nesse ato uma luta da prefeita Gleide Santos, e que também já há uma indicação do deputado Hélio Soares na Assembleia Legislativa do Estado para que isso aconteça, portanto, já está tudo bem encaminhado. Mas é necessário que se una forças nesse momento pra que isso aconteça o mais rápido possível, pois essa ação vai melhor significativamente à segurança pública de toda essa região”, ressaltou Zanoni.

Outra ação que deve melhorar imediatamente o sistema de segurança pública no município de Açailândia é o desmembramento das responsabilidades da 5ª CI de Açailândia com as cidades de Buriticupú e Bom Jesus das Selvas. Foi criada para a cidade de Buriticupú 14ª CI, hoje sob o comando do Major Diniz – A companhia de Buritiicupu hoje conta com 14 policiais militares, mas ainda este mês receberá o reforço de mais 15 novos policiais – A reportagem não conseguiu levantar como será o funcionamento da companhia em Bom Jesus das Selvas.

O chefe de apoio logístico da Polícia Militar, Coronel Mariano anunciou também que para estruturar a PM do Maranhão já foi autorizada a aquisição de mais 300 novas viaturas, 5.000 coletes e mais 3.200 novas armas. Mariano ressaltou a ausência de outras entidades municipais na reunião, pois para se alcançar os objetivos propostos para uma melhor segurança do Estado é necessária uma mobilização de todas as áreas, mas que os primeiros passos já estão sendo dados e a polícia militar não vai se furtar das suas responsabilidades, mesmo àquelas que não sejam de suas alçadas por regra.

O presidente da OAB Subseção de Açailândia, Erno Sorvos e o presidente da Associação Comercial, Wanderlei Trombela, foram uníssonos nas cobranças e no empenho de buscarem, juntos, uma solução para esse grave problema enfrentado pelo município. “Nesse momento, devemos buscar soluções e não apontar culpados”, declarou o advogado Erno Sorvos.

Ao final da reunião o Cmte. Geral da Polícia Militar, Coronel Zanoni Porto anunciou o início da construção do novo Complexo da Polícia Militar de Açailândia, que ele acredita, em breve, passará de Companhia para Batalhão, pois a estrutura a ser construída já irá oferecer todos os requisitos necessários.

Nenhum comentário: