quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Segunda dose da vacina contra o HPV já está sendo aplicada em Açailândia

VACINAÇÃO (1)

Açailândia - A vacina já está sendo aplicada em todas as escolas das redes estaduais e municipais, a exemplo do que aconteceu no município, ocasião em que foi aplicada a primeira dose em março deste ano, onde o público alvo foi as meninas adolescentes de 11 a 13 anos de idade.

A Secretaria de Saúde informa que esta segunda dose serve também para as adolescentes que completam ou completaram 11 anos nesse período e não puderam tomar a primeira dose no mês de março. Nestes casos a segunda dose servirá como a primeira. Lembrando que a segunda dose está sendo aplicada seis meses depois da aplicação da primeira dose .

A coordenadora do setor de imunização, Adriana Parra, esclarece ainda que a terceira dose só será aplicada cinco (05) anos após a adolescente ter tomado a 1ª. Dose, ou seja, só em 2019. Lembra também que a adolescente não pode esquecer-se de apresentar no ato da vacinação a carteirinha de vacinação na data agendada nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde.

O Ministério da Saúde destaca que somente com o alcance de coberturas superiores a 70%, nas três doses, poderá ser alcançado o objetivo desta estratégia de saúde pública, que objetiva a redução do câncer de colo de útero, terceiro tipo de maior incidência entre as mulheres no Brasil e a quarta causa de óbito câncer dessa população.

Afirma também que nesse esquema de vacinação, a segunda dose é fundamental para proporcionar a proteção necessária contra a infecção pelo vírus, até que a adolescente receba a terceira dose e pede à todas as secretarias que se esforcem ao máximo para que as adolescentes recebam a segundam dose da vacina, seja na escola ou nas Unidades de Saúde.

Nenhum comentário: