Açailândia - Cerca de vinte gestantes na faixa etária de 20 a 40 anos de idade participaram de uma palestra ministrada por duas profissionais na área de enfermagem. O evento aconteceu na última sexta-feira (29) no Posto de Saúde localizado na Praça do Pioneiro e contou com a presença da prefeita Gleide Santos, ocasião em que foi oferecido um café da manhã às mulheres gestantes e profissionais da saúde lotados naquele posto.
O programa da Atenção Básica que é coordenado pela profissional Maricélia Tavares, assiste mulheres gestantes que moram nos mais diferentes bairros de Açailândia e nesta área tem como objetivo orientar as mães, principalmente, as que estão na primeira gestação e em alguns casos adolescentes grávidas precocemente.
O último encontro acompanhado de palestra aconteceu no bairro “Plano da Serra”, onde 30 mulheres gestantes receberam palestra sobre amamentação e os primeiros cuidados com o bebê, café da manhã e sorteio de fraldas, mamadeiras, mantas e outros utensílios para o bebê.
As gestantes presentes no encontro receberam orientações através de vídeo com as explicações passadas pela enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher, Maíra Cristina, ocasião em que puderam conhecer e aprender mais sobre como amamentar, posição de pegar e dar banho no recém-nascido, além de outros cuidados
De acordo com Maíra Cristina, estas palestras estão sempre sendo realizada com o objetivo de orientar as mulheres durante e depois da gravidez e principalmente os cuidados com os recém-nascidos. “Em muitos casos as mães não sabem como amamentar o bebê, e a falta de conhecimento pode provocar cólicas no bebê e por isso procuramos orientá-las através destas palestras”, explica a coordenadora.
A prefeita Gleide Santos que escolheu esta semana para se dedicar ao setor da saúde, transferindo o seu gabinete para dentro do Hospital Municipal não se esqueceu de prestigiar as gestantes. A gestora se deslocou até ao posto de saúde e na oportunidade aproveitou para desejar muita saúde e um bom parto às futuras mamães. Na oportunidade ela disse estar lutando para ampliar o HMA e melhorar o atendimento em todos o tipos de emergências e prevenção, em especial ao setor da maternidade para que as mulheres que vão ao hospital para ganhar o seu filho não passe da hora de dar a luz e tenha um bom parto e feito por bons profissionais obstetras”, disse Gleide Santos.
Já o secretário de Saúde Marcos Gigante, disse que estas palestras fazem parte do programa da Saúde da Família e neste encontro as profissionais da saúde passam todas as informações e procedimentos relacionados sobre todos os cuidados que elas devam ter com os bebês. “Estas palestras vão se estender em todos os bairros, lembrando que a secretaria já tinha este programa implantado no sistema e agora nós estamos apenas implementando para fortalece-lo ainda mais”, finaliza Marcos Gigante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário