quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Manter a cidade limpa é uma das metas ousadas do Governo Gleide Santos

LIMPEZA (1)LIMPEZA (4)LIMPEZA (5)

Arraigada por uma cultura nada ortodoxa a população da grande maioria dos municípios continuam achando que a destinação do lixo produzido pelas próprias comunidades é responsabilidade única do poder público. Por conta disso muitos não se preocupam em acondicionar o seu lixo de forma adequada ou até mesmo verificar o horário exato da coleta para que seu lixo não fique nas calçadas e sejam espalhados por animais ou carregados pelas chuvas entupindo sarjetas e boca de lobos, causando o maior transtorno a toda população.

Uma das metas ousadas da prefeita Gleide Santos é mudar essa cultura e para isso tem mantido equipes em toda a cidade de Açailândia fazendo um trabalho de limpeza minuciosa - Desde a remoção do lixo, até a capina e varrição de ruas, calçadas e trechos sujos de todo o setor urbano e rural do Município.

A limpeza urbana é o mais complexo serviço de coleta de resíduos. Diariamente, toneladas dos mais diversos materiais são removidos para garantir qualidade de vida para a população, que mesmo depois de coletados, estes resíduos necessitam de cuidados especiais com seu transporte e destinação final.

Diariamente os mais diversos tipos de resíduos são lançados pela população em vias públicas, gerando assim os mais diversos problemas, que vão além do impacto visual negativo do município. Pois essa sujeira causa entupimento de bocas de lobo (maior causadora de enchentes); poluição de rios e lagos; além de proliferação de ratos, baratas e outros animais transmissores de doenças.

A prefeitura de Açailândia no início desse ano de 2014 elaborau um plano de onde a varrição é feita de maneira manual por garis equipados com vassouras, pás e carrinhos. A vantagem da varrição manual é o seu maior alcance a locais de difícil acesso para veículos, como calçadas, ruas estreitas e parques. Intensificou também a limpeza e recuperação das bocas de lobos de todo o grande centro da cidade, facilitando assim o escoamento das águas pluviais proveniente da natureza e as águas servidas produzidas pela comunidade.

O Município tem feito a sua parte, chega o momento da sociedade, de forma consciente, também fazer a sua e ter a garantia de uma vida mais saudável.

Nenhum comentário: