quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Projeto “Todos Nós Somos Artistas” é desenvolvido nas escolas da rede pública municipal de Açailândia

projeto todos somos artistas (1)projeto todos somos artistas (2)projeto todos somos artistas (3)

Mais um projeto importante que está sendo desenvolvido nas Escolas da Rede Pública Municipal de Açailândia chega na fase de socialização. É o projeto “TODOS NÓS SOMOS ARTISTAS”, criado pelo departamento pedagógico da SME, e coordenado pelos professores João Bosco Gurgel e Neiva Antunes Pinheiro.

O objetivo principal do projeto é permitir aos educandos e educadores possibilidades de compreenderem o processo artístico através de a abordagem triangular: apreciar, contextualizar e produzir, verificando os recursos que temos a nossa disposição e o componente curricular da Rede Municipal de Ensino. É também possibilitar uma aprendizagem significativa em Artes Visuais, tentando romper com os desenhos estilizados encontrados diariamente nas aulas de arte, na rede de ensino de Açailândia.

Os trabalhos foram desenvolvidos com metodologias inovadoras no ensino de Arte, relacionando a Proposta Curricular de Arte do Município de Açailândia. A metodologia adotada foi por meio da apropriação cultural que se dá na Arte na alfabetização Estética – Educação dos sentidos – possibilita aos educandos aprender os códigos específicos de cada linguagem e realizará, com autonomia, o diálogo com o mundo: “Ler, compreender, refletir, expressar, fazer”.

Durante as atividades do projeto, baseou se na dinamicidade: Leitura ou Interpretação (natureza, realidade construída, objetos e obras de arte) destinam-se a fruição, apreciação, interpretação de experiências vividas e possibilidades de representações; Compreensão e sistematização do conhecimento e do conteúdo: objetiva sequências de situações que oportunizam ao aluno, se apropriarem do saber elaborado; Experimentação de técnicas e dos modos de produção na arte: proporcionam ao aluno a observação e a experimentação dos modos de composição, as técnicas e a produção artística; Criação – trabalho criativo – etapa do processo que visa uma produção em que o aluno parte de hipóteses de criação reelaborando-as por meio de aprendizagem significativa e do processo criativo; Exposição / Socialização etapa que permite o percurso de analisar e valorizar a produção artística do aluno.

O resultado final exposto nas unidades escolares, vem surpreendendo a todos. Os alunos demonstraram muita sensibilidade e criatividade nas suas obras produzidas. A amostragem teve início no último dia 26/11/14, e vai até dia 12 de dezembro, com exposição nas escolas de trabalhos dos alunos da educação infantil até ao 9º ano.

Para a Secretária Municipal de Educação, professora Ivanete Carvalho, projetos iguais a este, estão sendo realizados pela a SME, com todo apoio da prefeita Gleide Santos, e de fato os resultados serão bastante significativos na formação dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Nenhum comentário: