quinta-feira, 31 de março de 2016

Alunos de Itinga do Maranhão escolhem a “Semana do Jovem Eleitor” para tirar o primeiro Título Eleitoral


O alistamento eleitoral de jovens de 16 a 18 anos incompletos ganhou um destaque especial na Semana do Jovem Eleitor, que começou na última segunda-feira (28) e se estenderá até o dia 1º de abril, sexta-feira. Com a veiculação de campanhas de conscientização voltadas aos jovens no rádio, TV e redes sociais, a Justiça Eleitoral pretende despertar nessa faixa etária o compromisso com a participação na vida política do país.

Embora o alistamento eleitoral seja facultativo para menores de 18 anos, uma caravana de 154 jovens estudantes, da Escola de Ensino Médio Terezinha Coelho Rocha, da cidade de Itinga do Maranhão resolveu procurar, hoje, quinta-feira (31), o Fórum Eleitoral de Açailândia para retirarem os seus títulos eleitorais e estarão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Os jovens itinguenses que completaram 16 anos, ou completarão até o dia da eleição deste ano foram ao Cartório Eleitoral, levando consigo um documento de identificação com foto e um comprovante de residência para se tornarem cidadãos brasileiros completos.

Para facilitar o atendimento aos estudantes, foi firmado uma parceria com a direção da escola e com a Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou o transporte para que os alunos tivessem acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Toda equipe do cartório foi mobilizada com a finalidade de agilizar o atendimento.


O município de Itinga do Maranhão possui o maior número de eleitores da 98ª Zona, 16.197 eleitores. “Com a impossibilidade do descolamento do cartório para aquele município, ações como essa servem para evitar as enormes filas que se formam no encerramento do Cadastro”, frisou o Chefe de Cartório, Francisco Evânio.

Segundo pesquisas junto aos eleitores jovens entre 16 e 18 anos, apenas a imagem divulgada pelo candidato não conta mais como o fator mais determinante para ganhar o voto. Junto tem que vir a biografia e as propostas políticas da legenda partidária a que ele pertence.

Serviço


Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que desejem tirar o Título Eleitoral devem se dirigir a um cartório eleitoral levando consigo um documento de identificação oficial com foto (passaportes e carteiras de habilitação não são aceitas) e um comprovante de residência. O alistamento ou a mudança de domicílio eleitoral poderão ser feitos até o dia 4 de maio.

Nenhum comentário: