segunda-feira, 23 de abril de 2018

Ofício da PM diz que são ilegais documentos sobre identificação de lideranças políticas

Fonte: Secap
21/04/18
O Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão expediu ofício na última sexta-feira (20) para que fique claro que são ilegais e sem valor os documentos emitidos tratando de suposta determinação a Unidades do Interior sobre identificação de lideranças políticas. Essas notas foram emitidas sem o conhecimento e a autorização do comando da Polícia Militar.

O ofício da PM diz que os documentos "não foram submetidos à analise e autorização do comando da instituição policial militar" e que se trata de "ordem manifestamente ilegal".

"Determino que desconsiderem e tornem sem efeito as solicitações contidas nos memorandos já mencionados", diz o ofício assinado pelo comandante geral da PM, Jorge Luongo.

Investigação

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão determinou a conclusão em até 30 dias da sindicância para apurar a responsabilidade sobre os documentos ilegais.

Conforme estabelecido em lei, o prazo inicial de 30 dias corridos pode ser prorrogado por 20 dias, caso haja necessidade.

O encarregado pela apuração dos fatos será o coronel Antonio Roberto dos Santos Silva.

Entre os trabalhos que o coronel fará, está “qualificar, inquirir, conhecer e acarear, se for o caso, os envolvidos e demais testemunhas”, de acordo com a portaria que trata da apuração.

Exoneração

O tenente-coronel Emerson Faria Costa foi exonerado do cargo após a identificação da autoria de um dos documentos ilegais.

Nenhum comentário: