quinta-feira, 15 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2020: Em pesquisa ESCUTEC Aluísio cresce mais que o triplo do seu principal adversário

 

Mesmo ainda atrás do seu principal adversário o candidato a reeleição na cidade de Açailândia, Aluísio Sousa recebe Pesquisa Escutec com bastante otimismo. Em todos os cenários, Aluísio teve desempenho acima do esperado para os primeiros dias de campanha.

A Pesquisa Escutec que foi realizada na cidade de Açailândia entre os dias 3 e 5 de outubro e foi registrada no TRE/MA sob o número MA-00354/2020, no dia 05 de outubro e publicada na data de hoje dia 15.

Em um primeiro cenário da pesquisa, a chamada ESPONTÂNEA, tanto o candidato Aluísio, como o candidato Benjamim cresceram junto ao eleitorados açailandense em relação a pesquisa anterior divulgada há pouco mais de 30 dias – Aluísio saiu de apenas 11% para 27%, um crescimento de 16 pontos percentuais – Já Benjamim subiu de 25% para 44%, ou seja, um crescimento de 19 pontos percentuais – os demais candidatos permaneceram estáveis em relação à última pesquisa – Deusdete 9%, Jardel 9% e Samara Benício e Jane Vasconcelos com 1%  cada uma.

Em outro Cenário da pesquisa, a chamada ESTIMULADA, muito importante nessa fase da campanha, os dois Aluísio e Benjamim também cresceram – com destaque para Aluísio que cresceu em relação a última pesquisa, mais de 3 vezes mais do que seu principal adversário Benjamim – Aluísio saiu de 21% para 27%, crescendo 7 pontos percentuais, enquanto Benjamim saiu de 44% para 46%, subindo apenas 2 pontos percentuais.

Horário Gratuito Eleitoral

Vale registrar que a pesquisa publicada na data de hoje, dia 15, ainda não pode avaliar o fator horário gratuito eleitoral, aonde o desempenho dos candidatos no Rádio e na TV pode modificar para mais ou para menos as intenções de votos.

A Pesquisa Escutec entrevistou 600 eleitores, nos dias 03, 04 e 05 de outubro, portanto, o fator Horário Gratuito Eleitoral que só começou dia 09 de outubro está fora desses resultados.

A depender das peças publicitárias publicadas nos últimos dias, em que o candidato Aluísio tem tocado muito no emocional do eleitor, e, diga-se de passagem, tem dado um banho nas peças dos adversários, a diferença pode ser muito menor.

Com tempo de Rádio e Televisão praticamente iguais, entre os candidatos Aluísio e Benjamim, e, ainda faltando quase 30 dias de propaganda, a diferença vai ficar por conta da criatividade – por enquanto, o placar está de goleada a favor de Aluísio – os demais candidatos com pouco tempo de horário eleitoral terão muitas dificuldades de usar esse espaço em benefício de suas campanhas.

Vale a pena aguardar as próximas pesquisas, em que já estará incluso o fator Horário Eleitoral Gratuito.

Simples assim!!!

Atualizado às 10:52hs.

Nenhum comentário: