quarta-feira, 2 de junho de 2021

Como Arthur Lira tem emplacado a agenda de Bolsonaro enquanto tenta "abafar" a oposição


Depois de receber o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição à Presidência da Câmara, Arthur Lira tem se esforçado em emplacar a agenda governista enquanto tenta "abafar a oposição", escreve hoje a repórter Luciana Amaral.

Líder informal do centrão, Lira foi eleito ao posto pela maioria dos colegas com o apoio do Palácio do Planalto em 1º de fevereiro deste ano, num aceno de que o grupo iria reforçar a base do governo no Congresso.

O Planalto sabe que, no ano que vem, medidas impopulares, como a reforma administrativa, não terão espaço na retórica e na prática da gestão de Bolsonaro caso ele tente se reeleger. O importante para o governo agora é mandar sinalizações ao mercado financeiro num momento em que o presidente se vê diante de desgastes com as investigações da CPI da Covid, no Senado, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhando corpo em pesquisas de intenção de voto.

Até o momento, Lira conseguiu aprovar na Câmara, com ampla vantagem, por exemplo, a autonomia do Banco Central, as novas regras para o licenciamento ambiental e a Medida Provisória que autoriza a privatização da Eletrobras.

À reportagem, líderes da oposição alegam que Lira está "tentando mostrar lealdade" a Bolsonaro após o apoio na eleição à Presidência da Câmara, e que ele consegue ter o centrão sob o controle do governo devido ao pagamento de emendas, inclusive com um suposto "orçamento secreto".

Lira e líderes governistas, por sua vez, costumam creditar o resultado das votações a discussões nos bastidores em busca do consenso.

Mas um ponto tem incomodando particularmente a oposição: a mudança de parte do regimento interno da Casa, apelidada de "RegiLira". Saiba mais na reportagem publicada hoje no UOL.

Nenhum comentário: