quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Provando do mesmo “veneno” vereador Ceará é afastado da câmara de Açailândia.

No início do ano de 2021 o vereador Ceará na condição de Presidente da Câmara de Açailândia (sob liminar), em uma canetada só, cassou o mandato de 09 vereadores – na data de ontem (20) os mesmos 09 votaram pelo seu afastamento e abriu-se mais uma vez, investigação de improbidade administrativa contra ele [Ceará].

Ceará na tumultuada Sessão que o levou ao comando da câmara de Açailândia, mas em seguida foi defenestrado do cargo pela Justiça.

Essa não é a primeira vez que o vereador Ceará é afastado das suas funções legislativas acusado de improbidade administrativa, inclusive já pode pedir música do “Fantástico”.

Em 2018, Ceará foi afastado pela Justiça por pelo menos duas ou três vezes, no entanto, como já é de costume correu para São Luis e de lá voltou com liminares debaixo do braço que o retornaram ao cargo – uma dessas liminares de 2018, no último dia 19, teve uma decisão de reconsideração pela Desembargadora Nelma Sarney que afastaria novamente o vereador Ceará, mas essa decisão chegou tarde.

Com relação a esse processo de 2018 denunciado pela imprensa de Açailândia, sobre compras exorbitantes de açúcar, coca-cola e até disquetes (em desuso há anos), que minunciosamente foi investigado pelo Ministério Público que abriu inquérito e encaminhou a Justiça com pedido de afastamento e prisão do vereador Ceará – o pedido de prisão foi negado, mas Ceará foi afastado do cargo à época – não se sabe até hoje, porque o mérito dessa ação nunca foi julgado.

Novo afastamento

A Câmara de Açailândia aprovou na Sessão Ordinária de ontem, quarta-feira, dia 20, o afastamento do vereador Josebeliano Chagas (PSD), o Ceará, por três meses, conforme o parecer da Comissão Processante, aprovado pela maioria de votos. Segundo o relator, a medida é uma ação cautelar.

O afastamento foi aprovado por 9 votos contra 6. Votaram a favor os vereadores Demazim (PP), Lucas Alves (PODE), Robenha Maria (PL), Thais Brito (PDT), Dênes Pereira (PT), Odacy Miranda (PTB), Erivelton Trindade (PL), Cleones Matos (PSDB), o Kel, e Feliberg Melo (REPUBLICANOS), totalizando a maioria dos votos. 

Enquanto os parlamentares Marcelo (DEM), Adjackson (REPUBLICANOS), Bernadete Mariquinha (PSD), Adriano da Saúde (PSDB), Xanddy Sampaio (PP) e César Costa (DEM) votaram contra. Na votação desses parlamentares que hoje defendem o vereador Ceará com "unhas e dentes", causou estranheza o fato dos mesmos não quererem de forma alguma que seu líder maior seja simplesmente investigado.

O vereador Fanio Mania (DEM) se absteve afirmando não conhecer as informações contidas no parecer. Já o vereador Josebeliano recusou-se a votar, segundo o parlamentar ele não poderia participar da votação.

O parecer da Comissão tem como base a denúncia protocolada pelo eleitor Ronag Bezerra da Silva apontando supostas irregularidades em processo licitatório de aquisição de matérias permanentes da Câmara na gestão do ex-presidente, vereador Ceará.

A Comissão Processante agora tem 90 dias para investigar o vereador Ceará e apresentar a câmara municipal parecer para cassação ou absolvição.

 

Nenhum comentário: