sexta-feira, 9 de setembro de 2022

A vaia da galera do busão: por que Bolsonaro vai mal entre eleitores negros?



De um lado, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) promoviam uma motociata em motocicletas que custam em média R$ 90 mil. Do outro, jovens negros dentro de um ônibus lotado vaiavam a manifestação e gritavam 'Lula'.

O registro fotográfico da repórter do UOL Lola Ferreira, feito em meio às manifestações pró-Bolsonaro durante o 7 de setembro, cristaliza o encontro de dois Brasis que raramente se veem. Além disso, a foto traduz com suas cores e traços uma realidade que as pesquisas eleitorais até captam, mas que fica escondida abaixo de recortes mais pertinentes às estratégias dos candidatos, como a vantagem de Bolsonaro entre evangélicos e a preferência das mulheres por Lula.

E essa realidade é que: entre negros (a soma de pretos e pardos que, segundo o IBGE, perfazem 56% da população), a intenção de votos de Lula é muito maior. Segundo o Datafolha de 1º de setembro, a divisão ficou assim:

  • entre pretos: Lula 51% x 29% Bolsonaro
  • entre pardos: Lula 46% x 32% Bolsonaro
  • entre brancos: Lula 39% x 38% Bolsonaro

A vantagem chegou a ser maior, já que, na pesquisa anterior, de 18 de agosto, 60% dos pretos declaravam voto em Lula e 19% em Bolsonaro. Para entender os motivos dessa diferença, Nós Negros conversou com a Cientista Política Nailah Neves, que elencou os três principais fatores:

1 - Maior consciência sobre a temática racial

"Essas eleições ocorrem em um cenário de maior informação sobre as pautas raciais"

Para Nailah, um maior entendimento de como o racismo influencia no desemprego, na falta de acesso à educação e na violência policial pode influenciar no voto de pessoas negras. Algo semelhante, diz, ocorreu nas últimas eleições dos Estados Unidos, em que negros e latinos, impactados pelo assassinato de George Floyd, foram fundamentais para eleger Joe Biden.

2 - Os efeitos econômicos

"A população pobre é majoritariamente negra e está insatisfeita com o aumento dos preços de alimentos e demais custos de vida"

Com isso, essas pessoas são as que mais sentem os efeitos socioeconômicos do governo Bolsonaro, diz Nailah. Por isso, os novos pagamentos do Auxílio Brasil podem trazer alguma mudança no cenário eleitoral.

3 - Ascensão social

"A preferência pelo Lula tem relação com a ascensão social desse grupo a partir de políticas implantadas durante o seu governo, como as cotas"

Enquanto isso, durante o governo Bolsonaro, a questão racial foi ignorada ou relativizada.

MOTOCIATA X ÔNIBUS... Depois de protestarem de dentro do transporte público, os oito jovens negros foram revistados por PMs do Batalhão de Choque. Os agentes reviraram mochilas, buscaram sabe-se lá o que nos tênis deles e fuçaram seus celulares. A cena foi flagrada em vídeo exclusivo do UOL.

Passageiros de ônibus que protestaram contra motociata de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram revistados por PMs dez minutos depois
Imagem: Reprodução

Nenhum comentário: