Na COP27, Lula prometeu prioridade em seu governo para o combate à crise climática. Cobrou uma "nova governança global", com um fórum multilateral com poder de decisão para enfrentar o problema. Cobrou também dinheiro: US$ 100 bilhões que os países ricos tinham se comprometido a fornecer por ano para ajudar países menos desenvolvidos. Hoje, destaca Jamil Chade, Lula discute com Alemanha e Noruega recursos para combater o desmatamento. .......................... Leonardo Sakamoto lembra que por enquanto, grileiros, madeireiros, garimpeiros e fazendeiros criminosos, aliados de Bolsonaro, aproveitam os meses que restam de fiscalização frouxa e inexistência de cobrança de multas para destruir o presente e o futuro. .......................... Em entrevista ao UOL News, Marina Silva disse que, depois de quatro anos, mudou o modo como a delegação brasileira foi recebida na COP27: "Agora, foi uma verdadeira festa". Antes, segundo ela, as pessoas pareciam dar pêsames. .......................... Saiu a lista final da equipe de transição de governo, coordenada por Geraldo Alckmin. Entre os novos nomes anunciados ontem estão André Janones, o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira e o ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão. .......................... Thaís Oyama conta que depois de assumir o cargo de presidente, Lula vai sair viajando, atrás de investimentos. Alckmin, enquanto isso, cuidará do "gerenciamento" do Brasil. .......................... Sonia Guajajara, integrante da equipe de transição de Lula e cotada para o Ministério dos Povos Originários, diz que o papel da pasta vai depender do tamanho de seu orçamento. .......................... LUTO NO ESPORTE Morreu a ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado. Tinha 62 anos e fazia parte da equipe de transição de governo de Lula. Estava em novo auge na vida e na carreira, diz Demétrio Vecchioli.
****************** PRA FICAR DE OLHO Esta noite tem pico da chuva de meteoros Leônidas. Para observar, é preciso adiar o sono: começa de madrugada, depois da 1h. ****************** CERCADINHO Aliados de Bolsonaro contaram a Carla Araújo que o presidente está abatido, ainda assimilando a derrota para Lula, mas deve retomar compromissos públicos (veja como está o dia a dia do presidente). Por enquanto, sobra para o vice, Hamilton Mourão. .......................... A Polícia Militar do Distrito Federal disse ao STF que não há nada de irregular nem de ilícito no ato na frente do QG do Exército em Brasília em que parte dos manifestantes pede intervenção militar. .......................... A deputada federal Carla Zambelli disse em depoimento à PGR que reagiu a ofensas e ameaças quando perseguiu, de arma em punho, o jornalista Luan Araújo. ****************** O NÚMERO R$ 450 milhões É o prêmio estimado para a Mega da Viradas. Já dá para apostar.
****************** SEU BOLSO Black Friday: veja como reconhecer um boleto falso e evitar golpes. ****************** NA NEWSLETTER CARROS DO FUTURO A edição desta semana mira em pesos-pesados do mundo automobilístico, contando o que vem por aí nos veículos militares, incluindo tanques de guerra. O boletim sai toda quarta. Quer receber? Inscreva-se. ****************** NA NEWSLETTER DO MAURICIO STYCER O novo "filhote" do MasterChef, para cozinheiros com mais de 60 anos, leva Stycer a perguntar o que diferencia um mestre-cuca amador idoso de um mais jovem. A separação, diz, reforça preconceitos. A newsletter é enviada por email toda quarta. Inscreva-se. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário