Essa importante obra que será custeada com recursos próprios do Município de Açailândia foi iniciada desde o dia 20 de maio, e na data de hoje (29), em uma solenidade bastante disputada foi formalizada com a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Aluísio e o Secretário de Saúde Dr. Johnathas Oliveira.
Prefeito Aluísio ladeado pelo Secretário de Saúde Dr. Johnathas e vereadores no lançamento oficial da obra. |
O prefeito Aluísio deu mais um grande passo importante no sentido de elevar ainda mais a cidade de Açailândia ao posto de referência em saúde pública, ao dar início a construção de uma nova UPA 24 Horas Porte 2, responsável em acolher os usuários e seus familiares sempre que buscarem atendimento e prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
Essa ação de extrema importância para a população de Açailândia vai desafogar os atendimentos do Hospital Municipal que ficaram comprometidos após o município ceder ao governo do Estado, ainda na gestão de Flávio Dino, a UPA existente que prestava um serviço de excelência, para a construção de um Hospital Macrorregional.
O Hospital mantido pelo governo do Estado ainda está em fase de conclusão de grande parte da sua obra e talvez por conta disso não atendeu as demandas que eram supridas pela UPA 24 horas do município comprometendo ao longo do tempo o atendimento à população no Hospital Municipal.
Quando da cessão da UPA do município, houve uma promessa do governo de a construção de uma nova, no entanto, até a presente data, tudo não passou de meras promessas.
O prefeito Aluísio, o secretário de saúde e vários vereadores realizaram uma verdadeira “Via Crucis” junto ao atual governador na capital do Estado, no sentido de reaver a UPA prometida, no entanto, de nada adiantou.
A obra orçada em mais de 6 milhões de reais, tem previsão de conclusão em 12 meses, mas nada impede que possa ser concluída antes do final do mandato do atual gestor.
UPA Porte 2
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. Compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
São estabelecimentos de Saúde de complexidade intermediária
situado entre a Atenção Básica de Saúde e a Atenção Hospitalar que funcionam 24
horas por dia, sete dias por semana possuindo
equipe multiprofissional indisciplinar compatível com o seu porte (Clínica
Médica, Pediatria, Odontologia e ortopedia).
Em tempo
Essa importante obra [UPA 24H] é um desafio muito
parecido com o final da famosa erosão da Laranjeiras, hoje uma realidade digna
de admiração da população e que vai marcar a gestão do atual prefeito Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário