O secretário de Estado norte-americano Marco Rubio afirmou ontem em uma entrevista à Fox News que novas sanções serão implementadas contra o Brasil como resposta à condenação de Jair Bolsonaro no julgamento do Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, o anúncio deve ocorrer na próxima semana.
"O Estado de Direito está entrando em colapso", disse Rubio. "Você tem esses juízes ativistas — um em particular — que não só perseguiu Bolsonaro, aliás, como tentou — ele tentou fazer reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postou online de dentro dos Estados Unidos, e chegou a ameaçar ir ainda mais longe nesse sentido".
Segundo o colunista do UOL Jamil Chade, entre as opções que Rubio tem para agir contra o Brasil, considera-se o aumento das tarifas de importação, suspensão de vistos para outros ministros do STF, medidas contra a família de Alexandre de Moraes, ruptura das relações diplomáticas e até ações contra instituições financeiras nacionais. Leia mais na coluna. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário