Eu digo que não podemos tirar férias, nem que sejam alguns míseros diazinhos, que alguém no mundo resolve fazer alguma barbaridade. Os leitores reclamaram. Criaram até uma comunidade: “Cadê a Tixa? Venezuela invadida”. Caso alguém estivesse de férias junto com a Tixa, eis o resumo da única notícia que se fala nos últimos três dias: o Trump foi lá na Venezuela, pegou o Maduro, levou para Nova York, disse que o petróleo é dele e, adivinhem? Quem assumiu é a vice chavista e jornais americanos noticiam que foi tudo com aval do governo Trump.
A Tixa está de volta, BRASEW, treinando o espanhol para hablar sobre esse mundo mucho loko.
A cronologia é esta:
No sábado de madrugada, dia 3 de janeiro, tropas americanas invadem Caracas e capturam Maduro (Maduro diz que foi um sequestro e que ele é um cidadão de bem). A justificativa: Maduro é acusado de traficar cocaína para os Estados Unidos. No mesmo dia, Trump diz para a imprensa que o petróleo da Venezuela pertence aos EUA e que eles vão administrar o país. E ainda disse que a Maria Corina Machado, a líder da oposição contra o chavismo, não tem a menor condição de tocar o país. E a Corina fazendo mil elogios ao Trump.
No domingo, logo cedo, 4 de janeiro, o New York Times chegou com uma reportagem toda cheia de bastidores dando conta de que pegaram o Maduro, mas antes fecharam com a vice dele para assumir. Siiimmmm. Delcy Rodríguez, chavista desde antes de nascer, foi escolhida pelo próprio governo Trump para assumir o cargo do Maduro porque ela apoiaria os investimentos petrolíferos dos EUA. Aí começou a dança.
Delcy xingou um pouco o Trump, pero no mucho. O secretário de Estado americano deu entrevista dizendo que não, os EUA não iam administrar a Venezuela. Iam ficar só dando uma olhada por lá. Ou seja, como diz a The Economist, parece que Trump só quer lucrar com o petróleo. E se Delcy fizer o que eles querem, tá tudo bem.
Chegou a segunda-feira, 5 de janeiro, e a Delcy assumiu a presidência temporariamente, toda trabalhada em discursos de apoio a Maduro. E aí veio a surpresa (pelo menos para mim, que desconhecia pormenores): o presidente do Congresso venezuelano é irmão da Delcy. Siiiiim, BRASEW. Já pensou o Davi Alcolumbre comandando o Congresso e o irmão na presidência???? Ia sobrar petróleo na Foz do Amazonas.
E o Wall Street Journal também veio com uma reportagem falando que a CIA avaliou que é melhor que os aliados de Maduro continuem mandando na Venezuela, ao invés da oposição.
Curtas do golpe do golpe
Alguém aí lembra que a Segunda Guerra Mundial começou assim: com ninguém dando bola para a Alemanha de Hitler pegando os Sudetos? E agora, senhores líderes mundiais? Vão ficar só nas notas de repúdio?
Pergunta polêmica que não quer calar: quem é mais ditador? Trump ou Maduro?
Trump ordenou o ataque à Venezuela sem a autorização do Congresso americano. Ele simplesmente ignorou a lei americana. Governante que ignora leis do seu próprio país não é ditador? Tixa polêmica.
Lula fez uma nota de repúdio duríssima no seu Twitter. Mas não mencionou o Trump nem uma vez. Ahã! Aconteceu.
Na reunião da comissão de segurança da ONU, China, França, Espanha, Brasil e Rússia também criticaram a ação dos Estados Unidos.
Sim, por enquanto, só notas de repoodle.
O Dudu Bolsonaro segue acreditando que Donald Trump também vai invadir o Brasil e disse que a Venezuela é só o começo. Será que ele sabe que o Trump quer deixar a chavista lá?
Parece que o Trump ficou indignado com as dancinhas do Maduro. Enquanto os Estados Unidos atacavam navios venezuelanos, Maduro ia para a TV dançar. (Osh, e o Trump também não é o homem das dancinhas? Aposto que foi inveja. Se pensar bem, ele também falou mal da Maria Corina, que levou o Prêmio Nobel da Paz, e que ele queria ter ganho.)
Levando em conta que os EUA levaram 47 segundos para capturar Maduro, o Nicolás mais alto ever de todos os tempos, não é de se estranhar que eles já tivessem conversado com a vice, né?
Se a eleição de Maduro foi fraudada (nem o Brasil reconheceu a vitória), vocês sabem que a vice também venceu uma eleição fraudada, né?
E adivinha quem é dono de alguns poços de petróleo na Venezuela??? Joesley Batista. Gente, mas Jojo está em todas. Dizem que o Daniel Vorcaro também tinha investido em petróleo por lá.
Não houve uma eleição do Hugo Chávez lá por 2005 em que fizeram um slogan “con Chávez hasta 2021”???? Slogan devidamente renovado agora???
Trump já está ameaçando invadir Cuba e a Groenlândia (sim, a Groenlândia está de volta na pauta).
Trump também já andou ameaçando o presidente Petro, da Colômbia.
E os políticos compartilhando uma foto feita por IA da captura do Maduro? Aliás, muita gente achou que a foto que o Trump divulgou na sua rede social também era fake. A Nike agradece a propaganda, parece que nunca vendeu tantos conjuntos iguais ao que Maduro usava.
A esposa do Maduro também foi “capturada”. E também vai a julgamento em um tribunal americano.
E alguém tem alguma outra notícia por aí que não seja do Maduro?
NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: jornais locais de Caracas relatam tiroteio e drones no céu próximo ao Palácio Miraflores, que é o palácio de governo. E agora? Quem está dando golpe em quem?
Beijo, me liga. A Tixa está de volta, BRASEW!

Nenhum comentário:
Postar um comentário